sábado, 13 de fevereiro de 2010

Chevrolet Suburban ganha série especial
12/02/2010
Carsale - O utilitário esportivo Suburban, da Chevrolet, será uma das atrações do estande da marca no Salão do Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos, que começou nesta sexta-feira (12) e vai até o próximo dia 21. Produzido ininterruptamente desde 1935, o modelo familiar ganhou uma versão inédita chamada de Diamante. De acordo com a Chevrolet, a edição especial será limitada em 2.570 unidades destinadas exclusivamente a países da América do Norte.Para Jim Campbell, gerente geral da Chevrolet, mesmo após muitos anos o modelo continua a ser uma referência para consumidores que necessitam de um utilitário-esportivo com grande capacidade para passageiros e espaço de carga. "Estamos muito satisfeitos com a aceitação do Chevrolet Suburban, porque ainda atende às expectativas dos nossos clientes durante 75 anos", destaca o executivo.

A série que marca os 75 anos de existência do modelo será oferecida com motor de 5.3 litros flexfuel acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Além de ser diferenciado pela pintura da carroceria, na cor diamante branco, o utilitário esportivo ainda possui logotipos "Edição Diamante" em diversas partes que identificam a versão especial. Rodas cromadas de 20 polegadas também equipam o modelo, capaz de carregar até 2.674 quilos.
O Suburban Diamante conta ainda com acabamento LTZ sistema de tração 4x2 ou 4x4. A versão inclui também sistema de navegação com GPS via satélite, conexão Bluetooth, câmeras instaladas na parte traseira, para auxiliar nas manobras de estacionamento e pedais desarmáveis. Os bancos são forrados em couro e possuem sistema de refrigeração e calefação. Em termos de itens opcionais a Chevrolet oferece DVD Player para os ocupantes traseiros, conexão Wi-Fi e sensores de estacionamento.

Além de poder transportar até nove passageiros o utilitário esportivo possui capacidade para 1.297 litros no porta-malas. E se os bancos forem rebatidos a capacidade aumenta para impressionantes 3.891 litros. A edição Diamante do Chevrolet Suburban está presente na 102º edição do salão norteamericano realizado no complexo McCormick Place, em Chicago.

Vollare

A Vollare, fabricante nacional de miniônibus, vai apresentar a nova identidade da marca na Festa da Uva, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, entre 18 de fevereiro e 7 de março. O modelo responsável por inaugurar o "new look" será o W8 Executivo Vip. Ele tem capacidade para levar 21 passageiros e é destinado a turismo, fretamento e receptivo.A versão possui poltronas de couro com descanso nos pés e iluminação individual, parede de separação total, ar-condiocionado, DVD com tela plana e geladeira. O W8 também pode ser equipado com acesso à Internet e sistema de radionavegação GPS.Na 28ª Festa da Uva, a Vollare destaca a campanha de incentivo ao uso de ônibus, com o seguinte slogan: "Cuide do futuro do nosso planeta. Ande mais de ônibus. Faça andar essa ideia.". A fabricante afirma colaborar para a melhoria de qualidade de vida nos grandes centros, redução da poluição ambiental e dos congestionamentos.












"Sem licença para dirigir" (License to drive) mostra o desejo comum dos adolescentes Les e Dean em tirar carta. A dificuldade e o nervosismo diante de uma prova, o examinador carrasco e o desejo de pegar o carro dos pais escondido para impressionar as garotas fizeram do filme um clássico dos anos 80.
Tirar a carteira de habilitação é um momento crucial para quem ama carros. Em cada país, há uma maneira diferente de se passar por esse momento. Alguns, investem em diferentes provas, outros em altas taxas e tem até aula de "etiqueta". Tudo para tentar coibir o número de acidentes e formar motoristas mais responsáveis. Confira como funciona o processo em cada país.
CNH no Brasil
Até 2008, muitas carteiras de habilitação ainda não seguiam o modelo novo, não continham foto e nem serviam como documento de identidade. Mais do que mudar fisicamente a carteira de habilitação, o Contran vem nos últimos anos tentando fazer com que as provas sejam cada vez mais difíceis e os cursos mais complexos com o objetivo de diminuir o número de acidentes.
Usualmente, no Brasil, para tirar uma carteira de habilitação, entrega-se o serviço a cargo de um despachante de uma auto-escola, que faz pacotes que incluem aulas teóricas e práticas, além de agilização na documentação.
O processo para tirar a carteira de habilitação inclui quatro exames. O primeiro deles é o médico, que avalia visão, pressão, respiração e audição. O segundo é o psicotécnico com uma avaliação psicológica. Passado nesses exames, o futuro motorista tem que passar por 45 horas de curso teórico que inclui (18 horas de legislação do trânsito, 16 horas de direção defensiva, 3 horas de noções sobre o funcionamento do veículo, 4 horas de proteção ao meio ambiente e 4 horas de noções de primeiros socorros). Após isso, presta-se o exame teórico. Caso acerte mais de 70% das 30 questões, o candidato passa por 20 horas de aulas práticas e finalmente o teste prático. Ao ser aprovado, o motorista fica por um ano com uma carteira provisória que só se torna permanente com a ausência de multas. Quando se tem a carteira de habilitação permanente, faz-se necessária a renovação a cada cinco anos.
Diferente do Brasil, nos Estados Unidos não há um documento federal de identidade. Assim, a carteira de habilitação emitida em cada estado tem uma regra e serve como Id (documento de identificação). Na maioria dos estados, a partir de 15 anos o adolescente já pode dirigir acompanhado por um maior de idade habilitado. Após os 16 anos, já é possível dirigir sem restrições.
A carteira de habilitação deve ser tirada no local de residência do futuro motorista. Os testes consistem em um exame simples de vista, uma prova de múltipla escolha com metade das questões relacionadas a teoria e outra metade a sinalização. Em alguns estados, é possível escolher o idioma da prova. Na Flórida, por exemplo, devido ao grande número de imigrantes, é possível fazer a prova em espanhol.
Diferente do Brasil, as auto-escolas americanas não tem carro disponível. Cada aluno aprende a dirigir no seu próprio carro ou em um emprestado ou alugado. Em alguns estados, nem é preciso ter aulas práticas em escolas oficiais. Ou seja, é possível aprender a dirigir com seus familiares ou amigos. Outra diferença é que a partir do momento que você passa na prova, sua carteira de habilitação é emitida imediatamente.
Para nós brasileiros, sem dúvida, a maior dificuldade para tirar a carteira de habilitação no Japão seria a língua. Com um alfabeto próprio, os Centros de Trânsito do Japão aplicam as provas em hiragana e katakana, o que dificulta e muito a vida do estrangeiro que quer se naturalizar.
As auto-escolas japonesas exigem uma frequencia minima de 33 horas de aulas teóricas e 33 horas de aulas práticas. O custo do curso para tirar habilitação é alto e chega a quase R$ 7.000,00 e deve ser concluído, no máximo em seis meses.
São realizados quatro exames sendo que o primeiro deles é um teste escrito com 50 questões. Após isso, há uma prova prática dentro do Centro de Trânsito. Ao passar nessa fase, o futuro motorista recebe uma carteira provisória (karimenkyo) para treinar na rua. A terceira prova é teórica com 100 questões. Ao final, uma prova prática é realizada nas ruas
No maior mercado automotivo do mundo, a China, a corrida pela carteira de habilitação é grande. O candidato deve cumprir 15 horas de aulas teóricas e 4 horas de simulação (uma espécie de game) antes de entrar em um carro. O preço a ser pago chega a quase R$2.000,00 em aulas. Após isso, é preciso fazer uma prova teórica de 100 questões a acertar no mínimo 90.
O curioso é a temática. Além das questões envolverem sinalização e legislação, também envolvem regras de boas maneiras. Uma das perguntas mais curiosas é o que o motorista deve fazer quando sente vontade de cuspir (a resposta correta é cuspir em um papel e jogar no lixo). Após passar nesse teste, o motorista passa por uma prova dentro de um circuito onde tem que mostrar que sabe manobrar, estacionar e respeitar as regras de trânsito. A grande critica atual ao sistema é que o motorista chinês acaba não aprendendo como lidar no caótico trânsito da cidade.
A chamada "carta de condução" portuguesa é dividida em várias categorias e segue os mesmos moldes dos demais países da União Européia. Ela é conseguida através de um exame teórico (exame do código de estrada) e um outro exame prático. O exame prático é feito especialmente na categoria em que se pretende tornar-se habilitado já que cada categoria tem suas regulamentações. Por exemplo, para dirigir motocicletas entre 50cm3 e 125cm3 pode-se fazer o exame a partir dos 16 anos. Para as motos acima de 25kw de potência, é preciso ter 18 anos e para modelos superiores a isso, apenas aos 21 anos. Para os chamados "veículos leves" (automóveis comuns), a idade mínima também é 18 anos.
Um dos grandes problemas em Portugal é que os exames, tanto práticos quanto teóricos são realizados por auto-escolas com critérios próprios. Ou seja, cada motorista escolhe onde quer aprender a dirigir e onde quer fazer a prova. Assim, muitas auto-escolas oferecem provas mais "fáceis", o que facilita com que muitos motoristas passem sem ao menos saber dirigir. O governo já estuda uma maneira de mudar o sistema.

Duster parte dos 13 mil euros na Europa afirma o site motordream

SUV compacto vai estrear no mercado brasileiro no ano que vemDana Stando StiriAuto.ro/Romêniaexclusivo para MotordreamO Dacia Duster, utilitário esportivo que vai ser lançado por aqui com a bandeira da Renault, começa a ser vendido na Europa. O SUV compacto da marca romena é oferecido com um preço inicial de 13.040 euros, cerca de R$ 33 mil, no site www.mobile.de, maior portal de vendas eletrônicas da Alemanha. A configuração de entrada tem tração dianteira e motor 1.6 a gasolina de 105 cv. O anúncio é de uma concessionária Renault-Dacia.No mesmo site há anúncios para outras configurações do Duster. A Ambiance, também a gasolina, custa 15.130 euros – R$ 38 mil – e conta com ar, vidros elétricos, travamento central, entre outros. Já as versões a diesel, com propulsor 1.5 de 86 cv, partem de 16.150 euros – 40 mil – na Laureate e dos 16.630 euros – R$ 42 mil –, na Ambiance. Todos os modelos anunciados possuem apenas tração 4X2. Por aqui, o Duster só chega no ano que vem.


Cúpula da Spyker aprova compra da Saab
12/02/2010
Carsale – O presidente da Spyker, Victor Muller, anunciou hoje (12) que os acionistas da montadora aprovaram o investimento previsto para a compra da Saab, que deve ser concluída até abril. A marca holandesa de supercarros vai desembolsar US$ 74 milhões para ter o controle da fábrica sueca, ainda pertencente à General Motors. A Spyker já dispõe de US$ 50 milhões e os US$ 24 milhões restantes serão disponibilizados até julho.Para assegurar a conclusão do negócio com a GM, a montadora conta ainda com mais US$ 326 milhões em caixa, sendo US$ 200 milhões em dinheiro. O Banco Europeu de Investimentos também confirmou hoje a aprovação de empréstimo de 400 milhões de euros, como garantia para a operação de venda da Saab. O montante é parte do acordo feito entre o Banco Europeu e o governo sueco.

Chinesas cresceram 264% no ano passado segundo a icarros

Há alguns anos, se falava muito da 'invasão chinesa', com a promessa de carros baratos e que acabariam inundando as ruas. Hoje, o mercado brasileiro tem cinco fabricantes com modelos vendidos a preços atraentes. A invasão ainda está na promessa, mas com grandes chances de acontecer em breve.De 2008 para 2009, as marcas chinesas cresceram 264% subindo de 806 para 2.934 unidades vendidas. Pularam de 0,03% de participação do mercado nacional para 0,10%. Ainda é pouco, mas para 2010, as importadoras anunciaram a chegada de novos modelos; a marca JAC deve estrear em outubro. Apesar disso, a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) diz não ter um histórico que permita fazer uma projeção de crescimento para 2010.Vale ressaltar que, das cinco marcas, Chery e Jinbei não participavam do mercado em 2008. A primeira conseguiu emplacar 497 unidades do SUV Tiggo (foto) em 2009 e deve entrar no segmento de sedãs médios com o Cielo em 2010. A segunda marca citada vendeu 152 unidades da van Topic nas versões furgão e passageiro.A líder entre as chinesas é a Hafei, com 1.248 unidades da Towner, vendida nas opções de carga, passageiro e picape. Foi também a marca que mais cresceu, 726,49% em relação a 2008, quando havia emplacado 151 unidades, mas ainda não atendia toda a demanda, além de começar suas vendas somente em outubro daquele ano.As concessionárias estão se espalhando pelo Brasil. A Chery já conta com 23 revendas, a Chana tem 20, a Effa conta com 42 pontos de vendas e Hafei e Jinbei dividem 34 lojas e oficinas. Será que neste ano a invasão finalmente se concretiza?