segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ford bateu recorde de vitórias no Mundial de Ralis







A vitória de Jari-Matti Latvala no Rali da Nova Zelândia, prova que terminou no domingo em Auckland, foi a 75ª da Ford no Campeonato do Mundo de Ralis WRC. O construtor norte-americano passou a somar o maior número de sucessos na competição, batendo o recorde de 74 vitórias que a Lancia detinha desde 1992.

A marca italiana acumulou as suas vitórias entre 1974 e 1992 – curiosamente, começou e encerrou a série com vitórias “caseiras”, no Rali de Sanremo. Já as vitórias da Ford começaram no Rali da Finlândia (1000 Lagos) de 1973, o ano de estreia do Mundial WRC.

Um grupo de 17 pilotos de elite contribuíram para a série vitoriosa da Ford: Timo Makinen, Hannu Mikkola, Roger Clark, Bjorn Waldegard, Kyosti Hamalainen, Ari Vatanen, Didier Auriol, François Delecour, Miki Biasion, Gianfranco Cunico, Tommi Makinen, Carlos Sainz, Colin McRae, Markko Martin, Marcus Granholm, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala. Os recordistas individuais são Gronholm e Hirvonen, ambos com 12 vitórias no currículo.

“Esta conquista é um marco que orgulha toda a gente na Ford”, disse John Fleming, presidente-executivo da Ford Europa. “A Ford tem uma longa e ilustre herança no desporto motorizado, especialmente nos ralis, onde a nossa participação começou há mais de 70 anos. Estamos envolvidos no WRC desde o seu início, em 1973, e esta continua a ser a nossa principal actividade desportiva a nível global.”

Gerard Quinn, destacou os modelos da marca com maior sucesso nos ralis: “Vinte diferentes construtores já desfrutaram do prestígio de uma vitória no Mundial WRC. A Ford teve o privilégio de subir ao degrau mais alto do pódio por 75 vezes. Os lendários Escort, Sierra e agora o Focus, que continua a vencer na sua 12ª e última temporada como modelo da Ford no Mundial WRC, contribuíram para um recorde notável e espero que haja ainda muito mais vitórias no futuro.”

Vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis WRC

1º Ford, 75
2º Lancia, 74
3º Citroen, 63
4º Peugeot, 48
5º Subaru, 47

Não consegue encontrar o seu carro? Mande um SMS

Portugal


A partir desta segunda-feira, se o veículo não estiver onde o estacionou, poderá localizá-lo rapidamente através do envio, para o número 3838, de uma mensagem SMS com o texto: Reboque (espaço) matrícula.

A nova medida «Simplex» será apresentada hoje, pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e pela secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Leitão Marques.

Através do serviço «SMS Reboque», é possível ao dono de um automóvel rebocado pela Polícia Municipal de Lisboa ou pela EMEL saber em que parque se encontra a viatura enviando uma mensagem escrita para o número 3838 com a mensagem «REBOQUE (espaço) matrícula».

Além da indicação do local onde se encontra o automóvel, a mensagem inclui a respectiva morada e o horário do parque de estacionamento.

Segundo estimativas do Ministério da Administração Interna, esta medida vai permitir que se evitem 84 mil contactos telefónicos por ano apenas na zona de Lisboa, que costumam acontecer quando as pessoas dão pela falta do carro.

De acordo com nota do Ministério da Administração Interna este projecto-piloto poderá chegar a outros municípios que tenham pelo menos dois parques de recolha de automóveis.

Dartz - Prombron Red Diamond Edition







A Dartz, empresa russa especializada em veículos de combate, apresentou com pompa e circunstancia o Prombron Red Diamond Edition, um veículo todo-o-terreno que se destaca por detalhes muito pouco... convencionais e pelo seu preço base: 1 milhão de euros.

Por este preço, o interessado neste verdadeiro tanque de guerra ao melhor estilo Hummer, adquire um veículo totalmente blindado, com vidros de 60 mm de espessura, filtro de ar para o habitáculo, que transforma o mesmo num balão de oxigénio, próprio para guerra química, uma protecção balística que pode ir até à categoria B7+, ou seja, capaz de resistir a rebentamentos de lança-granadas, pequenos engenhos explosivos, e, naturalmente, diversos calibres de munições.

Tudo isto tem, naturalmente, um preço na balança: na especificação B7+ o Prombom pesa nada mais, nada menos que 4550 kg! Na versão mais leve, a balança acusa 3550 kg. Para conduzir ambos, é necessário carta de condução de pesados, tal como o Hummer H1.

Para fazer mover este bunker sobre rodas, a empresa russa coloca à disposição um V8 8.1 a gasolina com dois níveis de potência, 400 ou 550 cv, e um V8 diesel de 6,6 litros com 360 cv. A transmissão às quatro rodas funciona em conjunto com uma caixa automática de seis velocidade que, em opção, pode ser trocada por uma manual também de seis relações.

Mas onde o Prombron realmente se destaca, para além da figura feminina que acompanha o modelo nas fotos, é na lista de equipamento, onde se inclui matrículas rotativas ao melhor estilo de James Bond, instrumentos com diamantes e uma fina película de ouro cobre os vidros blindados… Todas as partes metálicas são manufacturadas em titânio revestido com ouro branco, tal como os logótipos do modelo.

O cúmulo da excentricidade reside nos bancos em pele, mas não se trata de um tipo de pele qualquer... são revestidos a pele de pénis de baleia! O conjunto é completo com três garrafas de vodka RussoBaltique, todas à prova de bala...