sábado, 27 de setembro de 2008

Centenário do Ford T reúne colecionadores nos EUA


O centenário da criação do primeiro carro Ford T está atraindo centenas de fãs do veículo na cidade de Richmond, nos Estados Unidos. O clube de colecionadores do Ford T dos Estados Unidos destacou que 934 proprietários e seus veículos (alguns vindos de lugares distantes como Reino Unido e Austrália) vão participar das comemorações do centenário do Ford T

Os organizadores esperam reunir o maior número possível de unidades do carro antigo que foi produzido entre 1908 – cinco anos após Henry Ford fundar a companhia – e 1927. Cerca de 15 milhões de Ford T foram fabricados neste período.

O modelo T é considerado o carro que revolucionou a indústria automobilística norte-americana. Foi o veículo que permitiu à classe média ter acesso a uma máquina até então reservada apenas para os mais ricos.

Além disso, o processo de fabricação do veículo permitiu à Ford aperfeiçoar a idéia da linha de montagem em movimento, que se tornou um dos ícones da industrialização do século XX.

A melhoria da linha de montagem permitiu à Ford reduzir o preço do Ford T, que em 1908 custava 825 dólares e em 1925 havia caído para 260 dólares. O modelo determinou aos condutores se sentarem no lado esquerdo do veículo como padrão de direção. Até então, os carros nos Estados Unidos tinham o volante situado do lado direito, esquerdo ou no centro.

Nenhum comentário: