Vender carro grande no Brasil é um excelente negócio, principalmente se for importado. Pelo menos os números assim indicam. Levantamento feito pela Jacto Dymanics do Brasil mostrou uma defasagem absurda de preço entre o mesmo modelo vendido aqui e nos EUA.
Na melhor das hipóteses, a diferença de preço entre os dois países é de mais de 76%, caso do Ford Fusion 2.5 16V SEL. Esse carro é vendido no Brasil por R$ 80,9 mil e nos Estados Unidos por R$ 45.365,00.
Em algumas situações a diferença é estarrecedora, como no caso do Mercedes Classe M ML 500, que custa nos Estados Unidos US$ 56.750,00 e no Brasil R$ 376.023,00. Se utilizarmos o câmbio de R$ 1,82, pagaríamos no mercado estadunidense R$ 104.420,00.
Não, não é a carga tributária que explica tamanha distorção do preço, mas sim o posicionamento do produto no mercado.
Há muito tempo o preço não é mais definido com base no custo de produção, e sim no posicionamento no mercado, o posicionamento em relação aos concorrentes, disse uma fonte da Mercedes-Benz, para explicar o preço do Classe ML 500.
Se os concorrentes estão nessa mesma faixa de preço não há porque posicionar o carro mais abaixo, informou o executivo. O Mercedes ML 500 concorre diretamente com o BMW X6 com motor 5.0 (R$ 390 mil), o Porsche Cayene S 4.8 V8 (R$ 339 mil) e o Audi Q7 4.2 V8 (R$ 349 mil ). Esses carros também custam bem menos nos EUA: No caso da BMW X6, o carro sai por R$123,6 mil. O Audi Q7 custaria R$ 112,2 mil, diferenças ultrapassam 200% de acréscimo.
Ainda há carros como o Tiguan, que a Volks vende por R$ 99,9 mil no Brasil e nos Estados Unidos custa R$ 48,3 mil. O pequeno Smart, que tem o preço de carro grande, custa R$ 57,9 mil aqui e lá R$ 31,2 mil, preço de um carro 1.0 no Brasil. Até o Fit, que é produzido em Sumaré, custa aqui o dobro do preço dos EUA. No Brasil o Fit 1.5 EX automático custa R$ 63,4 mil; nos EUA R$ R$ 28,9 mil.
Em outras palavras: enquanto o consumidor brasileiro pagar o que o fabricante (ou o importador) quer, não haverá razão para baixar o preço dos carros
Veja abaixo a relação de carros vendidos no Brasil e nos Estados Unidos, com preços em real (cotação do dólar a R$ 1,82).
Marca_Modelo_Versão | Preço Brasil R$ | Preço EUA R$ | Diferença % |
AUDI Q7 3.6 FSI QUATTRO TIPTRONIC | 278.000 | 86.296 | 222 |
AUDI Q7 4.2 FSI QUATTRO TIPTRONIC | 349.000 | 112.240 | 211 |
BMW SERIES 3 335I | 319.000 | 94.208 | 239 |
BMW X6 XDRIVE 35I | 325.000 | 103.960 | 213 |
BMW X6 XDRIVE 50I | 390.000 | 123.648 | 215 |
CHRYSLER TOWN & COUNTRY LIMITED | 173.900 | 52.302 | 232 |
FORD FUSION 2.5 16V SEL | 80.900 | 45.365 | 76 |
FORD FUSION 3.0 V6 4WD SEL | 99.900 | 51.732 | 93 |
FORD EDGE 3.5 L DURATEC V6 4WD SEL | 129.000 | 59.377 | 117 |
HONDA FIT 1.5 FLEX EX MT | 59.530 | 27.416 | 117 |
HONDA FIT 1.5 FLEX EX AT | 63.395 | 28.888 | 119 |
HONDA FIT 1.5 FLEX EXL MT | 63.335 | 30.194 | 110 |
HONDA FIT 1.5 FLEX EXL AT | 69.180 | 31.758 | 118 |
MERCEDES E-CLASS E 350 COUPE PLUS | 285.000 | 88.412 | 222 |
MERCEDES E-CLASS E 350 AVANTGARDE | 269.900 | 89.424 | 202 |
MERCEDES E-CLASS E 350 AVANTGARDE EXECUTIVE | 299.000 | 89.424 | 234 |
MERCEDES M-CLASS ML 500 | 376.023 | 104.420 | 260 |
MINI COOPER CHILLI | 91.000 | 34.592 | 163 |
MINI COOPER S | 128.000 | 41.032 | 212 |
MINI CLUBMAN COOPER S | 138.600 | 44.252 | 213 |
MINI COOPER CABRIO | 123.000 | 44.620 | 176 |
MINI COOPER S CABRIO | 144.500 | 49.956 | 189 |
SMART FORTWO CABRIO 1.0 62KW PASSION | 64.900 | 25.742 | 152 |
SMART FORTWO COUPE 1.0 62KW PASSION | 57.900 | 31.262 | 85 |
VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0 TSI 4MOTION | 99.990 | 48.300 | 107 |
VOLKSWAGEN TOUAREG 3.6 V6 TIPTRONIC | 203.490 | 75.164 | 171 |
VOLVO XC60 3.0 COMFORT | 138.500 | 68.448 | 102 |
VOLVO XC60 3.0 TOP | 165.900 | 76.452 | 117 |
Fonte: Jacto Dymanics do Brasil |
Nenhum comentário:
Postar um comentário