segunda-feira, 4 de julho de 2011

os ícones norte-americanos

Uma das datas mais importantes do calendário norte-americano, o 4 de julho é considerado o dia em que foi emitida a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Apesar da crise econômica sofrida em 2008, o país ainda mantém o posto de maior potência econômica mundial (embora já perca em alguns quesitos para a China). Por isso, no entanto, os Estados Unidos ainda preservam muito da sua história da indústria automobilística. Da região de Detroit, uma das capitais mundiais do carro, já saíram ícones de seus três grandes grupos: GM, Ford e Chrysler. Conheça 10 deles.

10 – Hudson Hornet
A Hudson nasceu independente das três grandes americanas, mas incomodou bastante, principalmente nas pistas. O Hornet foi apresentado em 1951 e, com um motor de seis cilindros de 5,0 litros e 145 cv de potência, enfrentou na Nascar rivais com os tradicionais V8, vencendo 41 de 48 provas disputadas em 1952. Com vendas em baixa, o Hudson desapareceu em 1957.

9 – Shelby Cobra
Se o Hudson não tinha ligação com as três grandes, a Shelby ficava longe de Detroit. A empresa, criada por Carrol Shelby, ficava na California e criou o esportivo Cobra para brigar com os esportivos europeus, principalmente as Ferrari. A ligação com a Ford estava no motor V8 de 4,3 litros. Até hoje a marca Shelby é usada pela marca do oval azul, mas de forma oficial, para as versões top de linha do Mustang.

8 – Dodge Caravan
Depois de criar o Mustang, Lee Iacocca assumiu a presidência do grupo Chrysler para tentar salvar a empresa que estava com as vendas em baixa. A receita dessa vez foi agradar às famílias americanas criando o conceito de minivan. Surgia em 1983 a Dodge Caravan. Hoje, já na quinta geração, é vendida pela Dodge, como Grand Caravan, e pela Chrysler, como Town&Country.

7 – Ford F-Series
Como o Volkswagen Gol é o carro mais vendido no Brasil há décadas, nos Estados Unidos quem tem tal mérito são as picapes F-Series, da Ford. E elas estão no topo do ranking desde 1977. A Série F foi lançada em 1948 e existe até hoje com uma vasta lista de opções que vai desde a F-150 até as gigantescas Super Duty. No Brasil, a única representante é a F-250.

6 – Dodge Viper
Já recuperada da crise graças à Dodge Caravan, chegou a hora de a Chrysler ousar e fez isso mostrando o Viper Concept no Salão de Detroit de 1989. A versão de produção apareceu no mesmo evento de 1992. Fez história nas ruas e nas pistas, sempre com um motor V10 de 8,0; 8,3; e 8,4 litros com potências variando de 405 cv a 608 cv. O último Viper foi feito em julho de 2010, mas uma próxima geração está prometida para 2012.

5 – Cadillac Eldorado
Quando foi lançado em 1953, o Cadillac Eldorado era o carro mais caro nos Estados Unidos. O modelo da divisão de luxo da GM virou, então, um marco para a indústria americana com seus enormes sedãs, cupês e conversíveis. Marcou época com sua traseira “rabo-de-peixe” e motores V8 cada vez mais potentes ao longo dos seus 49 anos de vida. O Eldorado foi descontinuado em 2002.

4 – Chevrolet Camaro
Nascido como um “Corvette popular”, o Camaro foi criado em 1966 para brigar com o Ford Mustang entre os esportivos compactos e baratos nos Estados Unidos. E conseguiu. Ao longo dos seus 45 anos de vida, o esportivo virou ícone da marca e existe até hoje com um desenho que remete à sua primeira geração e é vendido oficialmente no Brasil.

3 – Chevrolet Suburban
Além de grandes sedãs e esportivos, os americanos são apaixonados por utilitários esportivos. Um dos mais antigos da categoria é o Chevrolet Suburban. Foi lançado em 1936 com capacidade para oito pessoas. É vendida até hoje nas versões com capacidade para um quarto de tonelada e meia tonelada de carga, todas para seis ocupantes. O motor é um V8 de 5,6 ou 6,0 litros de 320 cv e 366 cv respectivamente.

2 – Ford Mustang
Até agora, o Ford Mustang já foi citado em três carros diferentes. É claro, ele é o segundo maior ícone da indústria americana por ter virado referência para os esportivos e compactos e por ter sido um sucesso de vendas por mais de 47 anos. O “pony-car” criado por Lee Iacocca foi apresentado como conceito em 1962 e lançado em definitivo em 1964. Assim como o Chevrolet Camaro, o Mustang ainda é vendido com desenho que lembra a primeira geração, mas sua importação para o Brasil não é oficial.

1 – Ford T
A Ford não inventou o carro, mas inventou a forma em que os automóveis são feitos até hoje. Eleito o carro do século XX, o T foi apresentado em 1908 e tinha como novidade a fabricação em linha de montagem. O processo inventado por Henry Ford agilizava a produção e reduzia os custos, o que permitia vender o modelo a preços mais baixos do que outros veículos da época. O Ford T também foi o primeiro flex da história, podendo funcionar tanto com gasolina quanto com etanol de milho. O álcool foi deixado de lado com a instituição da lei seca nos Estados Unidos. Em 1927, já ultrapassado, o lendário modelo saiu de linha. Depois do T, os carros nunca mais foram os mesmos.


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