sexta-feira, 4 de julho de 2008

Príncipe Charles anda em Aston Martin movido a álcool de vinho

O Príncipe Charles, primeiro colocado na linha sucessória do trono britânico, está rodando num carro a álcool. O aristocrático veículo é um Aston Martin DB6 1970 conversível, modificado para receber o combustível biológico.
Segundo o jornal inglês Daily Mail, o etanol usado pelo príncipe é produzido a partir de vinho excedente, de uma vinícola de Wiltshire, na Inglaterra. A versão mais conhecida do álcool extraído do vinho é a grapa, ou graspa, uma fortíssima aguardente com alto teor etílico.
Militante ambientalista, o príncipe herdeiro está usando seu automóvel para promover o incremento dos combustíveis alternativos. O carro convertido foi dado a ele por sua mãe, a Rainha Elisabeth II, por ocasião de seu 21º aniversário. Normalmente conduzido em limousines com motorista, o príncipe não costuma rodar mais de 500 quilômetros por ano com seu Aston Martin, que atinge a marca de 4,2 quilômetros por litro de combustível.
A fornecedora do álcool usado no carro é a Green Fuels, empresa que também produz biodiesel e fabrica equipamentos para produção doméstica de cerveja. A empresa já converteu vários carros ingleses para combustíveis ecológicos, entre eles o jipão Range Rover e o esportivo Lotus Elise. Além disso, já abasteceu com biodiesel o trem especial usado pela família real britânica.

Nenhum comentário: