terça-feira, 3 de março de 2009

Crise mundial e os novos rumos das indústrias automobilísticas (fusões,aquisições,acordos,vendas de controle acionário...)

Mitsubishi e PSA juntas por carro elétrico

Carsale - A Mitsubishi Motors e o grupo PSA Peugeot Citroën vão unir forças para produzir um veículo elétrico baseado em um modelo atualmente em fase de desenvolvimento no Japão. Ainda que no momento as empresas tenham apenas assinado um protocolo de intenções, ou seja, um princípio de entendimentos, sem compromisso, o comunicado oficial fala sobre um lançamento de um automóvel elétrico já entre o fim do ano que vem e o início de 2011. Ao menos inicialmente, estes veículos devem ser fabricados pela Mitsubishi, no Japão.

Em junho de 2008 as duas empresas haviam iniciado um estudo sobre a viabilidade de desenvolvimento, fabricação e utilização de um sistema de tração elétrica para pequenos veículos urbanos. Essa nova etapa facilitará e vai acelerar a introdução de veículos elétricos no mercado europeu. O modelo usado como base para o projeto é o i-MiEV(Mitsubishi innovative Electric Vehicle) do fabricante japonês. Esse veículo será produzido pela Mitsubishi e comercializado com a marca Peugeot paralelamente com o modelo nipônico. A marca já vem realizando testes e demonstrações do carro no Japão, Nova Zelândia, Estados Unidos e Europa.

O grupo PSA compartilhará com a Mitsubishi conhecimento na área de sistemas de tração elétrica. Essa tecnologia levou a empresa francesa a ser o primeiro fabricante mundial de veículos elétricos, com mais de 10 mil unidades vendidas.

Nenhum comentário: