terça-feira, 3 de março de 2009

New Beetle

VW produz 1 milhão de New Beetle em 10 anos


Se o velho Fusca já escreveu uma história de sucesso para a Volkswagen, eis que sua versão revisitada, o New Beetle, começa a fazer a sua. O carro acaba de completar dez anos de fabricação na fábrica de Puebla, no México, com direito à presença do presidente daquele país, Felipe Calderón. Dos 7 milhões de veículos produzidos até hoje pela planta da montadora (lá são feitos outros modelos, como Bora e Jetta), 1 milhão é de New Beetle. Lançado em janeiro de 1998, o carrinho é exportado para mais de cem países.

Celebração do New Beetle: 1 milhão de unidades produzidas - foto DivulgaçãoAo Brasil o modelo chega com motor 2.0 de 116 cv (cavalos), freios com sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da frenagem). Uma recente novidade é a transmissão automática Tiptronic de seis velocidades. Traz de série ainda controlador de velocidade, ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, toca-CDs com MP3, descansa-braço central e travamento das portas, retrovisores e vidros elétricos. O preço sugerido da versão automática é de R$ 59.590. Mas, para adquiri-lo, enfrentam-se filas de espera e ágio. (LUÍS PEREZ)

New Beetle já virou um "cult dentro do cult"
Versão revisitada do VW Fusca traz tecnologia e conforto de carro de luxo


Nestes tempos em que se comemora meio século do início da produção do Fusca no Brasil, resolvemos pedir à Volkswagen um exemplar de sua versão revisitada para novamente avaliarmos. Tempos atrás, uma leitora foi agraciada com uma volta no (já não tão novo assim) New Beetle (veja ao final deste texto). Era uma versão automática.

Agora tratamos de dirigir uma versão manual do besouro, na cor vermelho Salsa, que chama muito a atenção nas ruas – sim, o modelo não deixou de ser carismático. Quando o Fusca (o velho) foi relançado no Brasil, em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, houve quem soltasse rojões pelo fato de o modelo vir com itens que o tornavam bem mais moderno.

Volkswagen New Beetle - foto Luís Perez

Volkswagen New Beetle - foto Luís Perez
Formas arredondadas já fizeram do New Beetle uma coqueluche

Galeria de fotos
Confira fotos do New Beetle na galeria.

Exemplos: vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras nas suspensões dianteira e na traseira, pneus radiais, freios dianteiros a disco, cintos de segurança de três pontos e motor com injeção eletrônica. O que não dizer então do New Beetle, que é vendido já bastante completo, com itens que o deixam com o mesmo nível de conforto e tecnologia de carros de luxo?

O veículo vem com airbag para motorista e passageiro, freios com sistema ABS (antitravamento), retrovisor externo com regulagem elétrica, faróis de neblina, regulagem do facho do farol, vidros elétricos, direção hidráulica, comando central de abertura e fechamento das portas, abertura interna do porta-malas, controlador de velocidade, repetidor de seta integrado ao retrovisor externo, entre outros itens bem mais modernos.

Volkswagen New Beetle - foto Luís Perez

Volkswagen New Beetle - foto Luís Perez
Duas portas, pouco espaço: carro para curtir o fim de semana

Na versão manual a agilidade é o ponto forte. O motor 2.0 a gasolina (não, não há flex) desenvolve 116 cv (cavalos) de potência, as marchas são alongadas, com uma boa força do motor – torque de 17,4 kgfm a 3.200 rpm. Os dados de fábrica confirmam o bom desempenho, que beira a esportividade: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

Dados fornecidos pela Volkswagen indicam que o modelo tem um consumo razoável: roda 7,7 quilômetros com um litro de combustível na cidade e faz 13,5 km/l na estrada. O prazer de dirigir lembra o do Golf (afinal é dele que o Beetle deriva), e seu comportamento em manobras mais bruscas (curvas mais acentuadas, por exemplo) é bastante seguro.

Mostrado pela primeira vez como carro-conceito no Salão de Detroit (EUA) em 1994, o modelo fabricado no México desde 1998 já se tornou um "cult dentro do cult". Há um ano comemorava dez anos de produção e 1 milhão de unidades. Ou seja, fãs do velho besouro muitas vezes não resistem à tentação de ter um também. Mas o New Beetle não é um modelo para o dia-a-dia de uma família, por exemplo.

Volkswagen New Beetle - foto Luís Perez

Volkswagen New Beetle - foto Luís Perez
Vários comandos elétricos (no alto), relógio e termômetro (acima)

Para começar, o carro tem duas portas (o que é ótimo, que ninguém encare essa observação como uma reivindicação), não acomoda bem três pessoas no banco traseiro (duas sim, desde que não tão altas), sem falar do espaço para bagagem, que é bem pequeno (209 litros; para se ter uma ideia, o Gol tem 285 litros).

Mas o New Beetle cumpre bem o seu papel. É extremamente prazeroso passear com ele no fim de semana. Sem falar que o preço está longe de ser proibitivo – a partir de R$ 55.410; na versão avaliada, que tem bancos de couro e teto solar, R$ 61.120. O veículo chega sem imposto de importação, pois vem do México. Quem não tiver esse dinheiro e fizer questão de ter o "besouro revisitado" encontra boas opções no mercado de usados.

FICHA TÉCNICA
Volkswagen New Beetle
Motor
: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.984 cm³ de cilindrada
Potência: 116 cv a 5.200 rpm
Torque: 17,3 kgfm a 2.400 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual, de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente tipo McPherson com mola helicoidal integrada; traseira interdependente com braço longitudinal e mola helicoidal

Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento)

Dimensões: 4,13 m de comprimento; 1,72 m de largura; 1,50 m de altura; 2,51 m de entreeixos
Peso: 1.246 kg
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 209 litros

Preço: R$ 55.410

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