segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dartz - Prombron Red Diamond Edition







A Dartz, empresa russa especializada em veículos de combate, apresentou com pompa e circunstancia o Prombron Red Diamond Edition, um veículo todo-o-terreno que se destaca por detalhes muito pouco... convencionais e pelo seu preço base: 1 milhão de euros.

Por este preço, o interessado neste verdadeiro tanque de guerra ao melhor estilo Hummer, adquire um veículo totalmente blindado, com vidros de 60 mm de espessura, filtro de ar para o habitáculo, que transforma o mesmo num balão de oxigénio, próprio para guerra química, uma protecção balística que pode ir até à categoria B7+, ou seja, capaz de resistir a rebentamentos de lança-granadas, pequenos engenhos explosivos, e, naturalmente, diversos calibres de munições.

Tudo isto tem, naturalmente, um preço na balança: na especificação B7+ o Prombom pesa nada mais, nada menos que 4550 kg! Na versão mais leve, a balança acusa 3550 kg. Para conduzir ambos, é necessário carta de condução de pesados, tal como o Hummer H1.

Para fazer mover este bunker sobre rodas, a empresa russa coloca à disposição um V8 8.1 a gasolina com dois níveis de potência, 400 ou 550 cv, e um V8 diesel de 6,6 litros com 360 cv. A transmissão às quatro rodas funciona em conjunto com uma caixa automática de seis velocidade que, em opção, pode ser trocada por uma manual também de seis relações.

Mas onde o Prombron realmente se destaca, para além da figura feminina que acompanha o modelo nas fotos, é na lista de equipamento, onde se inclui matrículas rotativas ao melhor estilo de James Bond, instrumentos com diamantes e uma fina película de ouro cobre os vidros blindados… Todas as partes metálicas são manufacturadas em titânio revestido com ouro branco, tal como os logótipos do modelo.

O cúmulo da excentricidade reside nos bancos em pele, mas não se trata de um tipo de pele qualquer... são revestidos a pele de pénis de baleia! O conjunto é completo com três garrafas de vodka RussoBaltique, todas à prova de bala...

Nenhum comentário: