segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ford bateu recorde de vitórias no Mundial de Ralis







A vitória de Jari-Matti Latvala no Rali da Nova Zelândia, prova que terminou no domingo em Auckland, foi a 75ª da Ford no Campeonato do Mundo de Ralis WRC. O construtor norte-americano passou a somar o maior número de sucessos na competição, batendo o recorde de 74 vitórias que a Lancia detinha desde 1992.

A marca italiana acumulou as suas vitórias entre 1974 e 1992 – curiosamente, começou e encerrou a série com vitórias “caseiras”, no Rali de Sanremo. Já as vitórias da Ford começaram no Rali da Finlândia (1000 Lagos) de 1973, o ano de estreia do Mundial WRC.

Um grupo de 17 pilotos de elite contribuíram para a série vitoriosa da Ford: Timo Makinen, Hannu Mikkola, Roger Clark, Bjorn Waldegard, Kyosti Hamalainen, Ari Vatanen, Didier Auriol, François Delecour, Miki Biasion, Gianfranco Cunico, Tommi Makinen, Carlos Sainz, Colin McRae, Markko Martin, Marcus Granholm, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala. Os recordistas individuais são Gronholm e Hirvonen, ambos com 12 vitórias no currículo.

“Esta conquista é um marco que orgulha toda a gente na Ford”, disse John Fleming, presidente-executivo da Ford Europa. “A Ford tem uma longa e ilustre herança no desporto motorizado, especialmente nos ralis, onde a nossa participação começou há mais de 70 anos. Estamos envolvidos no WRC desde o seu início, em 1973, e esta continua a ser a nossa principal actividade desportiva a nível global.”

Gerard Quinn, destacou os modelos da marca com maior sucesso nos ralis: “Vinte diferentes construtores já desfrutaram do prestígio de uma vitória no Mundial WRC. A Ford teve o privilégio de subir ao degrau mais alto do pódio por 75 vezes. Os lendários Escort, Sierra e agora o Focus, que continua a vencer na sua 12ª e última temporada como modelo da Ford no Mundial WRC, contribuíram para um recorde notável e espero que haja ainda muito mais vitórias no futuro.”

Vitórias no Campeonato do Mundo de Ralis WRC

1º Ford, 75
2º Lancia, 74
3º Citroen, 63
4º Peugeot, 48
5º Subaru, 47

Nenhum comentário: