segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Lançamentos

Lançamentos: um ano importante

Uma das melhores coisas de trabalhar na área automotiva é ter a oportunidade de experimentar novos modelos em primeira mão. E, para nossa felicidade, 2007 foi um ano bem interessante em matéria de lançamentos. Além das costumeiras atualizações de estilo e mudanças mecânicas de modelos já estabelecidos, houve lançamentos de modelos realmente novos, capazes de movimentar o mercado nacional.
Um exemplo? O novo Ford Ka, o último carro apresentado no ano, quase às vésperas do Natal. Completamente redesenhado e com preço competitivo, ele deve ajudar a Ford a aumentar sua participação no mercado, competindo no segmento mais disputado, o de carros populares.
Brigando pelo mesmo público, a Renault apresentou o hatch
Sandero, também perto do final do ano. Lutando para colocar a cabeça fora d'água, a marca francesa também trouxe em 2007 o sedã popular Logan e a perua Grand Tour, derivada do Mégane. Sua coligada, a japonesa Nissan, que promete fabricar um carro de passeio no Brasil dentro de dois anos, trouxe do México dois lançamentos muito interessantes, o sedã Sentra e o hatch Tiida, boas amostras para seu futuro produto verde-amarelo.
Novo sedã - Outra francesa, a Citroën, surpreendeu com o bem-bolado
C4 Pallas, produzido na Argentina. O novo sedã parece ter sido muito bem recebido pelo público. A Fiat apostou num modelo intermediário entre o Palio e Stilo, lançando a versão brasileira do Punto, que também parece ter agradado à primeira vista. Já a GM chegou com o Vectra GT, que tem a missão de substituir o bem-sucedido Astra.
Nacional, mas com jeito e desempenho de importado, o
Civic Si, da Honda, foi um dos lançamentos mais empolgantes do ano. Ele quase rivaliza com modelos bem mais caros e igualmente cativantes, como o Audi A3 de última geração, ou o pequeno Volvo C30, que aponta para novos rumos da fábrica sueca.
Para um público sofisticado e mais conservador, a Mercedes-Benz trouxe a nova
Classe C, uma linha com produtos consagrados universalmente. Igualmente importado, o francês Citroën C6 tem qualidade e imponência para competir com os alemães na faixa dos carros de luxo, em que a marca é menos representada no Brasil. Para não esticar muito a lista, um destaque entre os esportivos, o Audi TT foi um carro que valeu a pena conhecer.
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