sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

momento tecnologia UOL-->1-Edição de fotos na Web recupera os deslizes fotográficos -->2- Automatize as rotinas de verificação de disco

Edição de fotos na Web recupera os deslizes fotográficos do fim de ano

As festas de fim de ano não fugiram à combinação tradicional: mesa caprichada, amigos reunidos, clima de celebração e fotos, muitas fotos. Todas clicadas por você. O problema é que ali, no ápice da descontração, as imagens pareciam ótimas.

Porém, ao serem transferidas para o PC, algumas fotografias estavam tremidas, outras escuras e a maioria mal enquadrada. Antes que você comece o ano questionando seu talento fotográfico, saiba que com poucos toques de edição feitos em sites gratuitos na Web é possível melhorar as fotos do Natal, do Réveillon ou da "festa da firma". Os recursos vão dos básicos aos avançados, e dispensam a instalação de softwares no seu computador.

Conheça cinco sites selecionados pelo UOL Tecnologia e saiba o que eles permitem que você ajuste nas suas fotos. Esqueça os softwares e use a Web para melhorar a sua reputação como fotógrafo —e deixar seu álbum de recordações com uma aparência, digamos, menos amadora e mais interessante

Picnik.com

Dono da interface mais agradável e intuitiva entre as páginas selecionadas, o Picnik tem a vantagem de ter controles de fácil compreensão - todas as ferramentes têm suas finalidades brevemente explicadas. Nele, é possível editar diversos aspectos da fotografia por meio de barras de deslocamento e menus didáticos. Até quem não entende nada de edição fotográfica consegue fazer um bom trabalho. Além de contar com ajustes essenciais, o site tem uma ampla variedade de ícones e efeitos que podem ser adicionados à fotografia. A disponibilidade dessas funções torna seu uso divertido.Para os usuários que assinarem seus serviços — US$ 24,95 por ano— o Picnik oferece ainda mais recursos. Entre as correções exclusivas aos pagantes, está um filtro que elimina espinhas de rostos e outro que clareia dentes. Edições podem ser feitas diretamente dos sites Facebook, Flickr, Picasa, Photobucket e Webshots. O site grava as imagens nos formatos JPG, PNG, GIF, BMP, PDF e TIFF. Em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.

Pixenate.com

Com visual menos clean, o Pixenate abre a foto na tela de entrada e posiciona ao lado esquerdo da imagem um menu com opções. Cada opção é mostrada por meio de um pequeno ícone dividido ao meio —o lado esquerdo aumenta a intensidade da função; o lado direito, atenua. Há opções interessantes, como a "Lomo", que deixa as fotos parecidas com as tiradas pela câmera cult homônima, e os filtros, que permitem adicionar cores discretamente à imagem, deixando-a mais esverdeada, por exemplo. Um ponto negativo do Pixenate é a lentidão com que os efeitos são aplicados. Ajustes feitos, basta clicar numa terceira guia, localizada abaixo dos menus de edição, para salvar a imagem no computador ou fazer uploads para o Flickr. O Pixenate edita fotos diretamente do Facebook e salva fotos em JPG. Em inglês e espanhol.

Phixr.com

De interface pouco intuitiva, a página exibe a foto a ser editada no centro da tela e ao lado de uma guia de funções. Entre as possibilidades, destacam-se a remoção de ruídos da imagem (boa para fotos batidas com ISO muito alto), a inclusão de molduras na imagem e a aplicação de efeitos como "radial blur" e "emboss". Balões de texto, como os de histórias em quadrinhos, podem ser incluídos na imagem.O Phixr edita fotos diretamente de contas Facebook, Fotolog, Flickr, Photobucket e Picasa, entre outras. Salva as fotos nos formatos JPG, PDF, PNG, GIF e OCR. Em inglês, espanhol e alemão.

Snipshot.com

Com visual simples, se limita a oferecer funções básicas como redimensionamento, corte, rotação e regulagem de contraste, brilho, nitidez, exposição e saturação.Em uma tela com fundo branco, a imagem selecionada pode ser editada e arrastada com o mouse — o mesmo vale para os boxes das funções, todas dispostas numa barra superior. Funções extra são oferecidas para quem pagar US$ 9 ao mês pelo serviço (entre elas, a possibilidade de editar arquivos RAW e mais efeitos a serem aplicados na imagem). É possível salvar a imagem diretamente para uma conta no Flickr ou em formatos como GIF, JPG, PDF, PNG e TIF. Há um
add-on para o browser Firefox que permite editar a imagem no serviço ao se clicar com o botão direito sobre ela. Em inglês.

Splashup.com

Se o usuário já for familiarizado com o Photoshop e utilizar determinadas funções do famoso editor de imagens, certamente vai gostar de realizar edições no Splashup. A interface do site toma conta de toda a tela do monitor e é incrivelmente semelhante à do software da Adobe.O Splashup permite que a foto seja trabalhada em camadas (como no Photoshop) e tem seus comandos organizados de forma intuitiva. As abas que vão sendo abertas com as ferramentas de edição também podem ser arrastadas pela tela com o mouse. Ele permite, ainda, que mais de uma imagem seja trabalhada ao mesmo tempo. O site salva imagens nos formatos JPG, FXO e PNG e edita fotos hospedadas no Facebook, Flickr e Picasa. Em inglês



Automatize as rotinas de verificação de disco

Programas ajudam proteger seus dados de falhas no HD, mas é preciso executá-los. Veja como fazer isso

Programar uma tarefa para controlar a verificação automática de falhas no disco rígido, a intervalos regulares, leva apenas alguns minutos. Primeiro, para checar seu disco manualmente, clique Iniciar, Executar (ou pressione a tecla Windows e depois a letra R) para abrir a linha de comando; digite cmd.exe /c echo y\chkdsk c: /f /x e pressione Enter.

Para que você compreenda exatamente o que está sendo realizado, 'cmd.exe' é processador do comandos do Windows, que abre a janela de comandos do sistema operacional. O parâmetro ‘/c’ diz ao sistema para executar os comandos que seguem, incluindo o utilitário ‘chkdsk’, que examina os erros no seu drive.

Troque o ‘/c’ por ‘/k’ se você quer que a janela de comando do Windows continue aberta. Assim, será possível acompanhar a execução do utilitário e ver qualquer mensagem que possa aparecer.

Neste exemplo, estamos checando o drive C: com a função de correção (/f) e dizendo a ela para travar o disco (/x) se necessário enquanto é feito o mapeamento. As letras e switches do seu drive podem ser diferentes, digite chkdsk/? No prompt de commando para ver todas as suas opções disponíveis.

Importante: Se o drive a ser verificado é o mesmo onde está instalado o Windows, o comando não irá funcionar imediatamente porque o acesso ao disco deve ser exclusivo. A tarefa será feita na próxima vez que o sistema for inicializado. Esta é a parte onde o comando ‘echo y\’ entra: ele manda uma resposta “Sim” (do inglês Yes -'y') para aprovar esta opção.

Automatize
Para fazer com que esse procedimento se torne automático (no Windows XP), clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Dê um duplo clique em Adicionar Tarefa Agendada para iniciar o programa e clique em Avançar.
Na lista de aplicativos, selecione Prompt de Comando e clique Avançar. Se você não conseguir visualizar o Prompt de Comando na lista, clique em Procurar, encontre e selecione o arquivo ‘cmd.exe’ na pasta System32 do Windows e clique em Abrir.


Escolha um intervalo de tempo (mensal é uma boa opção) e clique Avançar. Especifique o horário, dia e mês, e clique Avançar novamente. Entre com o nome de usuário e senha que você usa para fazer login, e clique Avançar. Selecione Abrir Propriedades Avançadas para esta Tarefa Quando clicar Finalizar, e então clique Finalizar.

Com a aba Tarefas selecionada, edite o texto na janela Executar, para que ele fique assim: c:\windows\system32\cmd.exe /c echo ychkdsk c: /f /x (seus caminhos e opções podem ser diferentes). Clique OK, e entre seu nome de usuário e senha novamente. Finalmente, clique OK mais uma vez. Você talvez tenha que confirmar seu login e senha novamente.
Para executar a automatização de verificação do disco no Vista, selecione Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Tarefas Agendadas. Clique Continue no controle de conta de usuário do prompt. No painel de Ações na direita, clique Criar Tarefas. Use as caixas apropriadas para digitar o nome para a tarefa e, se quiser, uma descrição. Selecione Executar com Altos Privilégios e qualquer outra configuração que queira.

Escolha a aba Triggers e clique no botão Novo. Ajuste os intervalos para checar seu drive: Por exemplo, selecione Mensalmente, Selecionar Todos os Meses no menu de Meses, clique On e selecione Primeiro (First) na primeira opção ao lado direito do botão e Segunda-feira na segunda opção. Especifique o horário e outros ajustes se desejar, e clique OK.

Selecione a aba Ações e clique no botão Novo. Para ‘Programar/Script’ digite cmd.exe. Para ‘Adicionar Argumentos (opcional)’ digite /c echo ychkdsk c: /f /x (suas opções podem ser diferentes). Clique OK. Finalmente, clique nas abas Condições e Configurações para ver se alguma das caixas de diálogo tem outros argumentos ou configurações que você queira especificar. Quando completar esses passos, clique OK.

Se você precisar editar as configurações mais tarde, selecione Biblioteca de Tarefas Agendadas no canto esquerdo do Tarefas Agendadas para ver suas tarefas na coluna do meio. Edite as configurações na parte de baixo da coluna central, ou dê um duplo clique no nome da tarefa para reabrir a caixa de diálogo.

Nenhum comentário: