segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Ganhe tempo no Word com seleção de dicas (Uol Tecnologia)

Final de ano, época de fazer trabalhos finais da faculdade e relatórios para o trabalho. Você invariavelmente vai se deparar com o Word. Mas o que teoricamente era pra facilitar seu trabalho pode causa muita dor de cabeça —escrever é fácil, mas formatar o texto, inserir gráficos ou numeração automática de páginas pode ser complicado.

Outra coisa que facilita muito o trabalho são as teclas de atalho. Por exemplo, ao selecionar todo o texto e pressionar as teclas CTRL e barra de espaço, você remove toda a formatação. Já com Shift F5 você volta para o último trecho de texto editado.

Outra dica legal na hora de editar textos no Word é dividir a janela em duas partes. Assim, você tem em uma parte a tela com o que quer copiar, por exemplo, e na outra o lugar onde quer colar o texto, sem precisar ir o tempo todo de um lugar para outro. Para isso, basta ir ao menu Window > Split (Janela > Dividir) e marcar onde quer separar as janelas. Para voltar a uma janela só, vá a Window > Remove Split ( Window > Remover Divisão).Você já copiou um texto e ele veio todo quebrado em linhas? Você pode apagar linha por linha com backspace ou delete ou então usar um truque simples. Clique em Edit > Replace (Editar > Substituir) e marque "^l" na caixa localizar e deixe o campo substituir em branco. Então, aperte substituir tudo. O Word remove todas as quebras de linha manuais. Você pode também usar "^p" para retirar as marcas de parágrafo, enquanto "^t" remove a tabulação.

Ao fazer trabalhos no Word, geralmente você tem de criar índices. E o programa traz uma ferramenta que faz isso automaticamente

Para começar, posicione o mouse no início do texto e vá em Insert > Break (Inserir > Quebra) para inserir uma quebra de página

Agora, escolha a opção Page break (quebra de página) e clique em OK

Na nova página, vá em Insert > Reference > Index and Tables (Inserir > Referência > Índice e Tabelas)

O Word 2003 chama o índice de texto de Table of Contents (Tabela de conteúdo). Abra essa aba e, então, escolha se as opções

Você pode escolher se quer mostrar o número das páginas, alinhá-los à direita, também o formato do índice e em quandos níveis

Ao clicar em Options (Opções), você pode escolher o estilo que será relacionado a cada grau do índice

O índice aparece na página no formato que você escolheu e com o número das páginas marcados

Para atualizar o índice, clique com o botão direito do mouse sobre o texto e escolha a opção Update Field (Atualizar Campo

Abre uma janela com as opções de atualização, Update page numbers only (atualizar apenas número das páginas) ou atualizar tudo

Por fim, você pode formatar a fonte do índice como quiser, clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Font (Fonte)

Editar estilos:
Em trabalhos, é comum ter de seguir padrões. Além disso, a formatação do texto torna-se muito mais fácil com o uso de estilos
Para formatar o estilo, vá a Format > Styles and Formatting (Formatar > Estilos e Formatação)
Abre-se, então, uma janela à direita com as opções de estilo e formatação
Provavelmente sua barra vai estar cheia de estilos. Apague-os clicando na seta ao lado do nome e escolha Delete (Apagar)
Após apagar todos os estilos, seu texto fica sem formatação. Adicione novo estilo ao clicar em New Style (Novo Estilo)
Agora, você poderá "salvar" a formatação padrão do texto para não ter de trocar fonte e parágrafo na mão toda hora
Escolha o nome do estilo e qual o tipo: Paragraph (Parágrafo), Character (Caractere), Table (Tabela) e List (Lista)
Então, você deve escolher em qual dos estilos previamente configurados seu estilo será baseado
Você também pode editar fonte, parágrafo, tab, bordas, língua, frame, numeração e teclas de atalho manualmente
Depois de tudo configurado, clique em OK para salvar o estilo
Marque o texto pressionando Shift ou com o mouse e vá na barra de estilos e clique no estilo desejado para o texto
O Word já vem com estilos pré-definidos para títulos. Marque a palavra que será o título e clique em Heading (Título)
Você também pode modificar o estilo, clique na seta à direita do nome e escolha Modify (Modificar)
Você pode alterar todas as formatações do estilo, como fonte, entrelinha, tamanho etc.
Pronto, os estilos deixam o trabalho de formatar parágrafo, entrelinha e fonte do texto muito mais fácil

http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultnot/2007/11/13/ult2665u209.jhtm

Nenhum comentário: