sábado, 15 de dezembro de 2007

história --> fusca pela webmotors






O Fusca protagonizou um dos episódios mais fascinantes da história da indústria automobilística mundial. Afinal, seu recorde de 21.529.464 unidades produzidas provavelmente jamais será batido, se considerarmos que o carro, ao longo de 58 anos de fabricação, permaneceu fiel ao conceito e desenho originais.Entre os modelos que mais se aproximam desse desempenho estão o Golf e o Corolla. Ambos, é verdade, superaram a marca do Fusca. Porém são automóveis que, ao longo do tempo, tornaram-se bastante diferentes dos originais.Especialmente o japonês, que trocou a tração traseira pela dianteira e hoje não tem um único traço que o ligue ao primeiro modelo, lançado no Salão de Tóquio de 1966. O Golf mantém uma de suas marcas registradas - o desenho peculiar das colunas traseiras. Como chegou ao mercado oito anos depois do Corolla, sua produção média anual é superior à do rival nipônico, considerando ainda os sedãs, cupês e stations que fazem parte da linha com outro nome.O marco zero do Fusca ainda suscita algumas dúvidas. Depende da importância que cada um atribui a cada fase da história do modelo. Em outubro de 1939, o carro definitivo estava pronto para sair em cadência normal das linhas de montagem, em Wolfsburg, quando a II Guerra Mundial eclodiu um mês antes. A produção só foi retomada no segundo semestre de 1945, com 500 utilitários Kübelwagen e apenas 52 sedãs, numa fábrica parcialmente em ruínas ao final guerra. A cronologia, de fato, começa em 1931 e teve várias etapas importantes. Foi naquele ano que o doutor (hoje chamaríamos de Ph. D.) engenheiro honoris causa e austríaco de origem tcheca Ferdinand Porsche propôs um automóvel barato, capaz de motorizar o povo alemão com subsídios do governo para fabricantes e compradores.Portanto, é uma falácia dizer que o ditador Adolf Hitler foi o pai da idéia, embora seu apoio tenha sido fundamental. Porsche sofreu percalços para atrair interessados pelo carro. O editor da revista Fusca & Cia, Roberto Marks, um dos maiores especialistas do país no tema, montou uma linha do tempo fascinante, após muitas pesquisas."Em 1933, os três primeiros protótipos ficaram prontos. Muitos consideram este ano o início de tudo. A NSU os testou, aprovou, mas não colocou o carro em produção. O projeto foi defendido, então, junto ao Ministério dos Transportes, em 1934. Em abril de 1935, Hitler anunciou, no Salão de Berlim, a decisão de produzir o Carro do Povo (Volkswagen, em alemão). Em princípio, a RDA, sigla correspondente à associação alemã de fabricantes de veículos, na época, mostrou interesse.Porsche apresentou, em 1936, dois protótipos evoluídos - um sedã e um cabriolet - à assembléia da RDA. Os testes se iniciaram de imediato. As 30 primeiras unidades de pré-serie foram montadas em 1937, a cargo da Daimler-Benz, e financiadas pela associação. Esse pode ser outro bom marco.Em seguida, Hitler encampou o projeto ao seu modo: rompeu o acordo prévio com a RDA, ainda em 1937, e estatizou tudo. No ano seguinte, incumbiu a Frente de Trabalho Alemã de construir a fábrica e produzir o Volkswagen", explica Marks.Setenta anos depois dos primeiros carros de pré-serie ficarem prontos, o Besouro, ou Fusca, ou outros apelidos carinhosos em várias línguas continua sendo reverenciado em todo o mundo. Até as últimas unidades terem deixado a linha de montagem de Puebla, no México, em 30 de julho de 2003, ele deu demonstrações de popularidade nunca vistas. Além de ser a primeira escolha de milhões de motoristas, em dezenas de países, comprovou que sua versatilidade podia dar asas à imaginação de seus fãs, não importa onde estivessem. Só no Brasil, primeiro país a fabricar o carro fora da Alemanha, a partir de 1959, foram produzidas 3.367.390 unidades (16% do total fabricado no mundo), inclusive para exportação.Ao navegar pela internet, sempre se encontram vários trabalhos artísticos e aplicações práticas - de bom e de mau gosto - que apresentam a silhueta inconfundível como protagonista principal ou mesmo de fundo. Divirta-se com a criatividade sem limites dos maníacos por Fusca.

Nenhum comentário: