sábado, 30 de agosto de 2008

Fiat Mille muda para ficar 10% mais econômico


Linha 2009 ganha a versão Economy; automóvel custa a partir de R$ 23.240
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Fortaleza (CE)
A Fiat apresenta a linha 2009 do Mille (antigo Uno), que traz como novidade um investimento em tecnologia para torná-lo ainda mais econômico. Uma das novidades é o novo motor Fire Economy 1.0 Flex, que, aliado a uma série de modificações mecânicas – quinta marcha mais longa, novo óleo do motor, modificações na suspensão, pneu de baixa resistência ao rolamento e econômetro, um indicador de consumo instantâneo –, torna o veículo cerca de 10% mais econômico em relação à versão anterior. O veículo chega então em quatro versões: Mille Fire Economy e Mille Way Economy, as duas disponíveis com duas ou quatro portas
Mille Fire Economy: até 22 km/l com gasolina na estradaCom o novo motor, o modelo passa a atender os níveis de emissão de poluentes que entrarão em vigor no Brasil no próximo ano – a chamada Fase V do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). O veículo desenvolve 65 cv (cavalos) com gasolina e 66 cv com álcool. De acordo com dados de fábrica, sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 15,1 (gasolina) e 14,7 (álcool), e as velocidades máximas são de 151 km/h (gasolina) e 153 km/h (álcool). Ainda segundo a Fiat, o consumo agora é de 15,6 km/l com gasolina e 11,1 km/l com álcool na cidade e de 22 km/l com gasolina e 15,6 km/l com álcool na estrada. Há ainda a nova versão Mille Way Economy, criada em razão do sucesso do kit Way, que respondia por aproximadamente 30% das vendas. Reconhecido por relação custo-benefício (é o carro mais barato à venda no Brasil), robustez, durabilidade e baixo custo de manutenção, o Mille vende em média 10 mil unidades por mês (em geral é o terceiro carro mais vendido do país).A linha 2009 parte de R$ 23.240 (Economy duas portas). O Economy quatro portas custa R$ 24.970, enquanto o Way Economy sai por R$ 23.740 (duas portas) e R$ 25.470 (quatro portas). Desde seu lançamento, no longínquo ano de 1983 (no Brasil, 1984), já foram comercializados 9 milhões de unidades no mundo.



Novo painel e versão Way Economy (acima)Por fora, o modelo mudou muito pouco, mas mudou. Ganhou nova grade na cor cinza com frisos cromados, calotas, rodas de liga leve aro 13, lanternas fumê e o novo logo vermelho da Fiat. Agora os pára-choques são da cor da carroceria. Por dentro o painel traz nova cor e recebeu nova padronagem para o tecido da forração de bancos e painéis de portas. Além disso, a versão Way Economy recebeu nova grade, nova padronagem de tecido, pára-choques e molduras de pára-lamas injetados na cor Cinza, faixas laterais que identificam a versão e as siglas Economy e Mille Way, na parte traseira. A versão Way traz suspensão mais alta e pneus de perfil série 70 (175/70 R 13).






Nenhum comentário: