quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aprendemos como fazer um automóvel

Você sabia que um carro zero quilômetro sai de uma linha de montagem a cada 20 segundos? E você sabia que cada unidade demora cerca de 16 horas para ser estampado, soldado, pintado e montado? São mais de 2.000 peças que precisam ser unidas com precisão e, para isso, a fabricante precisa de um padrão. Participamos então do mesmo treinamento que os funcionários da General Motors do Brasil fazem antes de começarem a trabalhar nas linhas de montagem.

Em uma simulação, com carrinhos de madeira, o procedimento faz parte do GMS (Sistema Global de Manufatura), que padroniza os processos de montagem em todas as fábricas da empresa no mundo. E o Brasil é um dos quatro centros de manufatura da GM. As outras três ficam na América do Norte, na Europa e na Ásia.

O SWE, sigla em inglês para ambiente de trabalho simulado, foi implementado em 2003 e já existe em quase todas as fábricas da GM e treina, além dos funcionários, fornecedores e concessionários. Segundo a empresa, até o presidente Jaime Ardila já vestiu um jaleco e foi apertar parafusos.

O treinamento começa com uma reunião, onde são divididas as tarefas, explicados os procedimentos e estabelecidas as metas. Tudo entendido, fomos à linha. Como era de se prever, tudo sai errado. Os carros se batem, seguem faltando peças, porcas rolam pelo chão e nenhum objetivo é alcançado no tempo limite da tarefa.

Funcionários são incentivados a dar idéias

Depois da catastrófica primeira ‘fornada’ de carros de madeira, hora de uma nova reunião. Os líderes de equipes cobram idéias para que o padrão melhore. E isso não acontece só no treinamento. Todos os dias, na fabricação real, os operários têm de criar soluções para melhorar o próprio trabalho e, consequentemente, o trabalho dos colegas.

Fomos então para uma nova tentativa, agora seguindo procedimentos mais adequados para cada tarefa. O resultado é visível e a linha flui com mais tranquilidade, sem grandes problemas. Desta vez, alguns objetivos são alcançados, mas outros não. Seria hora para uma nova reunião, mas paramos por aí, já com os jalecos suados de poucos minutos de trabalho. O treinamento real dura oito horas, tempo de uma jornada de trabalho na linha real, tudo para que os carros continuem saindo a cada 20 segundos.

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