quinta-feira, 23 de abril de 2009

Chocolate vira combustível de monoposto



Carsale - Um grupo de universitários da Inglaterra revelou uma alternativa um tanto quanto saborosa para as pistas. Trata-se do ecoF3, um monoposto de corrida construído apenas com materiais sustentáveis. A carroceria é feita de batatas, o volante é composto por cenouras e seu combustível é derivado de chocolate. De acordo com seus criadores, o carro pode atingir os 233 km/h de velocidade máxima.



O carro é construído sobre o chassis de um modelo da Fórmula 3 e não pode disputar competições, já que combustíveis derivados do chocolate não constam da lista de fontes de energia permitidas pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo. Ele usa fluidos de plantas como lubrificantes e um motor movido a biodiesel que pode rodar com chocolate e óleo vegetal. Fibras vegetais são misturadas a resinas para produzir as peças dos carros. O principal objetivo do grupo, chamado WorldFirst Team, é provar que corridas 'verdes' podem ser bem interessantes.

Em entrevista ao jornal britânico Telegraph, um portavoz do grupo disse que espera "que as equipes de Formula 1 possam ver que um carro ecologicamente favorável não é necessariamente um carro lento". Ele também afirmou que gostaria de ver os materiais criados por eles nos futuros monopostos da principal categoria do automobilismo mundial.

Nenhum comentário: