quinta-feira, 23 de abril de 2009

Xangai: Estúdio Bertone recria ZR1

Carsale - Em 1921, com pouco mais de 20 anos, Giovanni Bertone começou a conceber suas primeiras carrocerias, comprovando o talento italiano para o design de automóveis. Anos depois, com ajuda do filho Giuseppe, sua fábrica já desenvolvia carros-conceito para grandes marcas, como Alfa Romeo, BMW, Fiat, Jaguar e Lamborghini, e se tornava conhecida nos principais salões mundiais. Felizmente, a história continuou. Depois de cinqüenta anos e com mais de 700 projetos autografados, o estúdio de design Bertone apresenta sua nova criação no Salão do Automóvel de Xangai, que termina no dia 28 de abril, na China.


Com nome de Mantide, o novo projeto do estúdio Bertone é inspirado no superesportivo Corvette ZR1, lançado no ano passado e considerado um dos mais velozes carros do mundo depois de conquistar a volta mais rápida no famoso circuito de Nurburgring, na Alemanha. Mas o italiano promete ser ainda mais apimentado: segundo a Bertone, o Mantide precisa de apenas 3,2 segundos (o Corvette faz em 3,4 s) para atingir 100 km/h e atinge velocidade máxima de 351 km/h, enquanto o superesportivo original alcança 330 km/h.


O ganho de desempenho se deve ao peso reduzido do conceito - está 100 quilos mais magro que o Corvette, graças à construção em fibra de carbono e uso de outros materiais mais leves - e às melhorias na aerodinâmica. Sob a criatividade dos estilistas, o Mantide ganhou desenho futurista, inspirado em carros de Fórmula 1 e no universo aeroespacial. Além do visual atraente, o resultado foi a melhoria no arrasto aerodinâmico, reduzido em 25% (o coeficiente aerodinâmico é de 0,298).

Nenhum comentário: