sábado, 18 de abril de 2009

Fiat pode se unir à GM na Europa e América Latina

A Fiat poderá voltar a formar uma aliança com a General Motors para operar na Europa e América Latina. A notícia foi dada hoje à tarde pela publicação especializada Automotive News, atribuída a uma fonte não identificada ligada ao grupo italiano.

A associação ocorreria paralelamente à possível união entre a Fiat e a Chrysler e iria resultar na formação do segundo maior grupo automobilístico do mundo, superado apenas pela Volkswagen, que acaba de passar à frente da Toyota.

Segundo a fonte, as negociações com a GM estariam apenas começando. Se reunidas, as vendas da Fiat, Chrysler, Opel-Vauxhall e as filiais latino-americanas da GM em 2008 superam 7,05 milhões de unidades.

O acordo não incluiria a sueca Saab e as operações da marca Chevrolet na Europa.

Volta ao passado? - Há nove anos, a GM comprou 20 por cento das ações da Fiat , então em dificuldades, por US$ 2,4 bilhões, formando uma joint venture nas áreas de compras e powertrain que, no Brasil, resultou na adoção de alguns motores da GM em carros da Fiat. A aliança acabou de forma um tanto conflituosa em 2005, quando a GM teve que pagar à Fiat US$ 2 bilhões para se livrar da obrigação prevista no contrato de comprar os 80 por cento restantes da empresa italiana.

Nenhum comentário: