quinta-feira, 30 de abril de 2009

EUA: governo diz que acordo Chrysler-Fiat ainda não está fechado

Oficialização depende de fim da dívida com credores
Por Vitor Matsubara 29/04/2009
O governo dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira, 29 de abril, que alguns detalhes da aliança entre Chrysler e Fiat ainda precisam ser esclarecidos caso as partes queiram fechar a parceria até a data limite de 30 de abril.
“Não sei informar se um acordo será fechado e nem quando ele será finalizado. Ainda existem alguns empecilhos, mas estamos otimistas e esperançosos quanto a oficialização da parceria”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, sem revelar quais seriam estes obstáculos.
Na última terça-feira, o Departamento do Tesouro chegou a um acordo com os maiores credores da Chrysler. Entre as 45 empresas que compõem a lista, estão os bancos de investimentos JPMorgan Chase, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley.
Nas conversas, foi acertado que a dívida de 6,9 bilhões de dólares será cancelada em troca do pagamento imediato de 2 bilhões de dólares. Ainda não se sabe se a Chrysler irá entrar com um pedido de proteção à falência, mas a Casa Branca manifestou seu apoio à montadora.
“O acordo com os principais bancos da Chrysler é excepcional e coincide com a vontade do presidente Obama, que deseja que todos os acionistas se sacrifiquem para fazer com este acordo seja fechado”, declarou um membro da administração do governo que preferiu não se identificar.
O tratado, que deve ser oficializado até a próxima quinta-feira, ainda depende da aprovação unânime de todos os credores.

Nenhum comentário: