terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estudo revela os salários dos pilotos de Fórmula 1 em 2009, sem contar o valor de patrocínios ou de publicidade


Kimi Raikkonen (Ferrari) foi o piloto com maior salário entre todos os que correram o Mundial de Fórmula 1 de 2009, que termina neste fim-de-semana com o GP do Abu Dhabi, recolhendo cerca de 31 milhões de euros (45 milhões de dólares). De acordo com o especialista Tom Rubython, autor da biografia “A vida de Senna”, 16 dos actuais 20 pilotos recebem salários – o autor do estudo não previu a substituição na Toyota do lesionado Timo Glock por Kamui Kobayashi, mas também não incluiu neste grupo os 5,5 milhões de euros recebidos por Felipe Massa (Ferrari), também a recuperar de um acidente.
Destaca-se no estudo o “salto” entre o salário de Raikkonen, que recentemente rescindiu o contrato que o ligava à Ferrari por mais um ano, para o campeão mundial de 2008, Lewis Hamilton, que recebe 12,5 milhões de euros anuais da McLaren. O pódio dos maiores salários completa-se com o antigo bicampeão mundial Fernando Alonso (Renault), que recebe 10,5 milhões de euros.
O actual campeão, Jenson Button, encontra-se apenas na oitava posição da lista, com cerca de 3,5 milhões de euros – sabe-se que o piloto reduziu o seu salário em cerca de 50 por cento para ajudar à viabilidade da nova equipa Brawn-Mercedes – enquanto o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello, não recebeu mais do que 700 mil euros de salários.
“Podemos estar a viver uma recessão global, mas ser piloto de Fórmula 1 garantiu um salário milionário no último ano. Estes números referem-se apenas aos salários base, não incluindo patrocínios e outras fontes de rendimento, que podem fazer com que estes valores sejam três vezes mais elevados”, disse Rubython ao jornal económico “Arabian Business”, dos Emirados Árabes Unidos, que publicou o estudo.
Adrian Sutil (Force Índia), Kazuki Nakajima (Williams), Romain Grosjean (Renault) e Vitantonio Liuzzi (Force Índia) não recebem salários das suas equipas, de acordo com Rubython.
Salários 2009 (em milhões de euros)
1. Kimi Raikkonen (Ferrari), 31

2. Lewis Hamilton (McLaren), 12,5
3. Fernando Alonso (Renault), 10,5
4. Nico Rosberg (Williams), 6
5. Jarno Trulli (Toyota), 4,5
6. Sebastian Vettell (Red Bull), 4
7. Mark Webber (Red Bull), 3,8
8. Jenson Button (Brawn GP), 3,5
9. Robert Kubica (BMW-Sauber), 3
10. Heiki Kovalainen (McLaren), 2,5
11. Nick Heidfeld (BMW-Sauber), 2
12. Timo Glock (Toyota), 1,4
13. Giancarlo Fisichella (Force Índia/Ferrari), 1
14. Sébastien Buemi (Toro Rosso), 1
15. Rubens Barrichello (Brawn GP), 0,7
16. Jaime Alguersuari (Toro Rosso), 0,35
17. Vitantonio Liuzzi (Force Índia), ---
18. Adrian Sutil (Force Índia), ---
19. Romain Grosjean (Renault), ---
20. Kazuki Nakajima (Williams), ---
* Felipe Massa, ainda a recuperar de uma lesão após acidente na qualificação para o GP da Hungria, teve um salário de 5,5 milhões de euros

Nenhum comentário: