terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mini prepara regresso ao Mundial de rali (WRC)


Aumentam as possibilidades da Prodrive apostar no Mini Crossover para o Mundial WRC de 2011.
O futuro Mini Crossover poderá ser o modelo escolhido pela Prodrive para participar no Campeonato do Mundo de Ralis de 2011, aproveitando a introdução de novas regras técnicas para os WRC. Sabe-se que a empresa britânica, nos últimos anos com fortes ligações à Subaru, está a preparar a base de um carro para o Mundial de 2011, quando os carros de WRC vão adoptar motores turbocomprimidos de 1,6 litros de cilindrada.
A empresa de David Richards estará, por enquanto, a desenvolver peças que poderão ser utilizadas em qualquer modelo escolhido. O primeiro a ser referido foi o Proton Satria, mas as possibilidades parecem mais fortes com o Mini.
A versão Crossover (4x4) estava prevista para este ano, mas a sua apresentação foi adiada, apontando-se agora como datas prováveis os salões automóveis de Genebra ou Paris. O anúncio da decisão de colaborar com a Prodrive numa participação no Mundial de ralis poderia ser feito na mesma ocasião, potenciando o seu impacto mediático – sobretudo se acontecer na capital francesa.
David Lapworth, director técnico da Prodrive, declarou ao site autosport.com que “neste momento não há nada a dizer, e acho que não haverá novidades antes da Primavera”: “Dito isto, vai ser muito difícil manter segredo. Em breve teremos de envolver mais gente: a FIA, mais fornecedores e outras pessoas. Talvez nessa altura seja feita uma comunicação oficial. Vai ser difícil manter o segredo.”
Questionado sobre a possibilidade de ter já um carro na fábrica, Lapworth negou: “Isso seria difícil, o carro ainda não existe.”
A imagem que publicamos é apenas uma visão possível do Mini WRC, publicada por um adepto saudoso da história da marca no Mundial de ralis.

Nenhum comentário: