terça-feira, 3 de novembro de 2009

WTCC muda de Boavista para Algarve

O Mundial de Turismo de 2010 mantém uma etapa em Portugal, mas troca o circuito da Boavista, no Porto, pelo Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O calendário divulgado nesta quarta-feira, após a reunião do Conselho Mundial do Desporto, em Paris, confirma também a substituição do circuito urbano de Pau (França) pelo circuito de Zolder (Bélgica).
O campeonato WTCC (World Touring Car Championship) manterá 12 provas e uma estrutura idêntica à deste ano – abertura no Brasil, seguindo-se o México, Marraquexe e sete provas na Europa, antes da viagem final ao Oriente (Japão e Macau). Falta ainda decidir o circuito que vai acolher a prova italiana, que inaugura a temporada europeia.
O Conselho Mundial aprovou ainda a decisão de limitar a participação no WTCC, a partir de 2011, de carros com motor 1600cc turbo a gasolina, acabando com a actual concorrência entre carros a gasolina e a diesel, que tem provocado muitas críticas e dificuldades para encontrar um justo equilíbrio nos desempenhos em pista. A decisão pretende ainda estimular a participação dos construtores em mais de uma competição automóvel - o mesmo motor 1600cc turbo será utilizado no Mundial de Ralis WRC, abrindo caminho à diluição dos custos de desenvolvimento do propulsor.
Calendário WTCC 2010
7 Março: Brasil - Curitiba

11 Abril: México - Puebla
16 Maio: Marrocos - Marrakech
30 Maio: Itália - A anunciar
20 Junho: Bélgica - Zolder
4 Julho: Portugal - Algarve
18 Julho: Grã-Bretanha - Brands Hatch
1 Agosto: República Checa - Brno
5 Setembro: Alemanha - Oschersleben
19 Setembro: Espanha - Valência
31 Outubro: Japão - Okayama
21 Novembro: Macau - Guia









Nenhum comentário: