terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ford: Produção de motores Sigma completa um ano no País

Carsale – A família de motores globais Sigma, da Ford, está completando um ano de produção no Brasil. Desenvolvidos com cabeçote, cárter e pistões de alumínio, os blocos têm como característica o peso reduzido em comparação a outros motores convencionais. Além disso, eles foram projetados para proporcionar economia de combustível e apresentar níveis de ruído e emissões reduzidos.

"O motor Sigma é resultado de um projeto moderno e avançado, concebido para atingir um novo padrão de desempenho, economia de combustível e emissões, com elevada durabilidade e baixo custo de manutenção. Além disso, traz flexibilidade para incorporar novas soluções no futuro, visando o atendimento das necessidades do mercado", destaca Celso Salles, gerente da fábrica da Ford de Taubaté, no interior do Estado de São Paulo, local onde o bloco Sigma é produzido. Lá, ele é montado em uma linha de produção de mais de um quilômetro de comprimento – a maior em extensão da América Latina. "Embora o motor Sigma já seja fabricado em outras fábricas do mundo, a unidade de Taubaté foi pioneira em novos conceitos de manufatura aplicados à produção, que também foram adotados na fábrica de Chennai, na Índia”, ressalta Salles.

Os blocos 1.6 litro que saem da unidade industrial de Taubaté, nas versões flex e gasolina, equipam os sedãs Focus, montado na Argentina, e o New Fiesta, fabricado no México – ambos modelos comercializados no País. Além do Brasil, a família de motores Sigma é fabricada na Inglaterra e Índia. Estes blocos também são utilizados em veículos vendidos na Europa e outros mercados, como a minivan C-Max, o utilitário esportivo compacto Kuga, o hatch Volvo C30 e o nipônico Mazda 3, produzido nas versões hatch e sedã.

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