quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Transnordestina pode ficar 15% mais cara

O custo das obras de implantação da ferrovia Transnordestina pode subir cerca de 15%, segundo informou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. De acordo com ele, uma solicitação de revisão de preços foi encaminhada pela Transnordestina Logística (TSA) aos ministérios do Planejamento, dos Transportes e da Integração.

Se a estimativa de aumento for confirmada, o empreendimento saltaria de R$ 5,4 bilhões para R$ 6,2 bilhões. Os números ficam abaixo do que o presidente da TSA, Tufi Daher Filho, considera ideal.O executivo diz que são empregados ao menos R$ 5 milhões por quilômetro na instalação de ferrovias de classe mundial, enquanto que apenas R$ 2,9 milhões são executados na Transnordestina.

A malha ferroviária que conectará Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, terá 1.728 quilômetros de extensão. Assim, seriam necessários mais de R$ 8,5 bilhões para concluir os trabalhos. Para Bezerra Coelho, é normal que uma obra deste porte sofra readequações financeiras, até porque os contratos foram firmados em 2008.

“É natural. O valor pode subir, mas não muito, pois boa parte de trilhos e equipamento já foi adquirida. O que se discute é apenas a parte civil. O reajuste não é como se fosse dobrar a obra, acho que uns 15% ou 16% do total”, disse. Na burocrática e complexa engenharia financeira, a maior preocupação a curto prazo é a liberação de US$ 165 milhões da Valec. A empresa do Governo Federal não desembolsou um centavo até agora para as obras da Transnordestina. Uma assembleia geral dos acionistas deve ser realizada ainda este mês para acertar o aporte. “Queremos os recursos até março porque eles servem de contrapartida para a verba do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste). Até agora, está tudo sob controle”, apontou Bezerra Coelho.

O ministro também afirmou que pretende fechar um acordo com o Governo do Ceará para agilizar as desapropriações. Enquanto que, em Pernambuco, elas foram praticamente concluídas - exceto situações específicas e a chegada em Suape - o estado vizinho tem menos de 37% do traçado desabitado.


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