quarta-feira, 24 de junho de 2009

Agile, o Viva, roda camuflado na Argentina

A General Motors do Brasil acaba de confirmar que será mesmo Agile (pronuncia-se Ágile) o nome do novo modelo da Chevrolet a ser lançado no último trimestre de 2009. A notícia havia sido adiantada na madrugada desta segunda (22) por Interpress Motor, após flagrantes do modelo camuflado e apurações realizadas em conjunto com o "Argentina
Auto Blog".



Um dos lançamentos mais aguardados do ano, com chegada prevista para o último trimestre, o modelo será totalmente novo. Segundo a marca, o veículo terá como diferenciais design, espaço interno, conforto, tecnologia e comodidade para os ocupantes. "O Agile é uma demonstração de confiança no mercado e na economia brasileiros. O novo modelo é parte do nosso cronograma de investimentos que permanece inalterado e o consumidor pode ter a certeza de outras novidades já no curto prazo", afirma Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

"O nome do novo Chevrolet retrata exatamente o dia-a-dia da maioria dos clientes de um automóvel compacto que, tanto no trabalho como no lazer aos finais de semana, tem de ser ágil, versátil e pronto para corresponder a vários estilos de vida", diz Marcos Munhoz, diretor de vendas e marketing da Chevrolet. Há três anos a empresa identificou a necessidade de ampliar sua gama de compactos com um novo veículo.

Foi nessa época os departamentos de design e engenharia da GM do Brasil iniciaram os estudos. O primeiro esboço foi apresentado no mesmo ano, mas a evolução mais significativa veio com o crossover cupê GPiX (G de Global e PiX, de "picture", ou "imagem"), carro-conceito apresentado no Salão de São Paulo de 2008.

O carro-conceito serviu de inspiração para o primeiro modelo da família Viva. O Agile, primeiro produto dessa família, que demandou investimentos de US$ 400 milhões, traz uma arquitetura destinada inicialmente a mercados emergentes, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.






Flagrantes no fim de semana

O Agile foi flagrado no último fim de semana por pelo menos dois leitores do "Argentina Auto Blog" no país vizinho, onde, aliás, o nome leva acento (Ágile). As fotos abaixo foram enviadas por eles. Adrián Mitteroder registrou as imagens em uma estrada, próximo a Dock Sud. Também no fim de semana, Santiago Fassio fotografou a mesma unidade do veículo (já emplacada) estacionada no badalado bairro de Palermo, em Buenos Aires. São as primeiras imagens do automóvel feitas em solo argentino.

Tendo como concorrente direto o Volkswagen Fox, o Agile, virtual substituto do Corsa, promete se destacar pelo amplo espaço interno e por oferecer uma posição de dirigir elevada. Por dentro o modelo se assemelha a veículos importados da marca Chevrolet, como o Captiva. Não é possível, pelas fotos, avaliar a qualidade do material.

Algumas unidades já foram enviadas ao Brasil para a realização de testes de rodagem. Apesar da camuflagem um tanto pesada, é possível identificar a grade traseira dividida em duas partes, seguindo a estética dos mais recentes automóveis da Chevrolet. Para acessar o "Argentina Auto Blog", clique Não faltam projeções de como pode ser o novo veículo, caso da publicada acima. A GM, no entanto, ainda não divulgou nenhuma imagem oficial (só as do GPiX como referência e o emblema que identifica o modelo). Na Argentina o nome já tem até o domínio na internet, o www.chevroletagile.com.ar. No Brasil a GM entrou com pedido de registro do nome Agile no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em março de 2008.


No alto, emblema do modelo que tem o GPiX (acima) como base


Nenhum comentário: