domingo, 21 de junho de 2009

Conhecidos os melhores motores do ano


11ª edição "International Engine of the Year Awards" elege o motor 1.4 TSi da Volkswagen como o melhor motor do ano


A publicação britânica «Engine Technology International» acaba de dar a conhecer os vencedores do "International Engine of the Year Awards 2009”, que na 11ª edição do prestigiado evento elegeu o motor 1.4 TSi da Volkswagen como o melhor motor do ano.

A marca alemã garantiu também o prémio na categoria de motor “verde” com o mesmo propulsor, superando o motor híbrido da Honda e o 2 litros biturbo diesel da BMW.

A Porsche, com o motor 3.8 de seis cilindros que equipa o novo 911, levou a melhor na categoria do motor de alta performance, à frente do V10 que equipa os M5 e M6 da BMW, e o V8 Supercharged de 5 litros da Jaguar.

Pelo terceiro ano consecutivo, o «mil» que equipa modelos como Toyota Aygo, Yaris, Peugeot 107 e Citroen C1 venceu a categoria que elege o melhor motor abaixo dos 1,0 litros.

Na categoria acima (1.0 a 1,4 litros), a vitória foi uma vez mais para o 1.4 TSi da Volkswagen. Entre os 1,4 a 1,8 litros, a vitória voltou a sorriu – pela terceira vez consecutiva - ao motor a gasolina 1.6 Turbo de Injecção Directa concebido em cooperação com o Grupo BMW que equipa modelos como o Peugeot 207/308 e o Mini Cooper.

Pelo quinto ano consecutivo, o motor TFSi de 2 litros do Grupo Volkswagen venceu entre os motores de 1,8 e 2 litros.

Na categoria entre 2 e 2,5 litros, a Mercedes venceu com o novo 2,1 litros diesel, superando o cinco cilindros 2.5 biturbo da Audi (TT-RS) e o 2.5 turbo de quatro cilindros da Subaru.

A BMW levou a melhor nas duas categorias seguintes, com o biturbo de 3 litros a gasolina, motor que equipa, entre outros, os 335i, Z4, X6, na categoria entre os 2.5 e 3 litros; e o V8 atmosférico de 4 litros do M3 na categoria entre os 3 e os 4 litros de cilindrada.

Acima dos 4 litros de cilindrada, a vitória sorriu ao V8 de 6,2 litros da Mercedes que dá «vida» a grande maioria dos modelos preparados pela divisão desportiva da marca alemã, a AMG.

Composto por um um painel internacional de 62 jornalistas do sector automóvel, o prémio de Motor Internacional do Ano é um dos galardões mais desejados pelos fabricantes de automóveis. O júri estabelece a sua classificação, após testes de condução dos últimos modelos para identificar quais os motores que oferecem o maior prazer de condução, as melhores performances, o melhor controlo dos consumos e a utilização de tecnologias de ponta.

A lista dos vencedores do «International Engine of the Year Awards 2009»:

International Engine of the Year 2009:
BMW 5-litre V10 (M5, M6)

Motor novo do ano 2009:
Porsche 3.8 de seis cilindros (911)

Melhor motor de alta performance:
V8 6.2 da Mercedes-AMG (SL, CLK, CL, S, CLS, ML)

Motor «verde» do ano:
1.4 TSi da Volkswagen (Golf, Scirocco, EOS, Leon, Altea, etc)

Mlehor motor abaixo de 1 litro:
1.0 Tricilíndrico da Toyota (Yaris, Aygo, iQ, Peugeot 107, Citroen C1)

Entre 1 litro e 1.4 litros:
1.4 TSi da Volkswagen (Golf, Scirocco, EOS, Leon, Altea, etc)

Entre 1,4 litros e 1.8 litros:
1.6 Turbo da BMW/PSA (Mini, Peugeot 207)

Entre 1,8 litros e 2 litros:
2.0 TFSi da Audi (Golf, Audi A3, A6, Seat Leon, Skoda Octavia)

Entre 2 litros e 2,5 litros:
2.1 diesel (CDi) da Mercedes (Classe C e E)

Entre 2,5 litros e 3 litros:
3.0 Biturbo da BMW (335i, 535i, Z4, X6)

Entre 3 litros e 4 litros:
V8 de 4 litros da BMW (M3)

Acima dos 4 litros:
V8 6.2 da Mercedes-AMG (SL, CLK, CL, S, CLS, ML)

Nenhum comentário: