terça-feira, 2 de junho de 2009

GM já encontrou comprador para a Hummer

Um dia após ter entrado com pedido de concordata nos Estados Unidos, a General Motors anunciou ter chegado a um acordo para vender a Hummer, uma das marcas que, pelo plano de reestruturação do grupo, devem ser descartadas pela empresa.
O anúncio não divulga quem são os compradores, nem o valor envolvido na transação, que será concretizada no segundo semestre. A marca Hummer emprega nos Estados Unidos cerca de 3 mil pessoas, incluindo funcionários das fábricas e revendas.
Segundo a GM, os compradores da Hummer pretendem continuar investindo no futuro da marca e, durante um período determinado, irão contratar serviços do grupo nas áreas de manufatura e negócios. Um dos pontos do acordo é a continuação da montagem dos modelos H3 e H3T na fábrica da GM em Shreveport pelo menos até o final do ano que vem.
Antes de ser adquirida pela GM, a Hummer tornou-se famosa como fornecedora do exército americano e seus jipões ficaram mundialmente conhecidos pelas imagens da Guerra do Golfo e dos conflitos posteriores que envolveram os Estados Unidos. Além do H1, versão derivada diretamente do modelo militar, a marca desenvolveu o H2 e o H3, menores e destinados ao uso civil. Apesar disso, as vendas da linha caíram 51% no ano passado em relação a 2007. Nos Estados Unidos, os veículos da marca tem preços a partir de U$ 31 mil (R$ 62 mil), chegando a US$ 72 mil (R$ 144 mil) nos modelos maiores mais equipados.
A situação da Hummer interessa bastante à GM do Brasil, cujo centro de engenharia foi responsável pelo desenvolvimento da picape H3 e, eventualmente, poderá continuar prestando serviços ao comprador da marca.

Nenhum comentário: