quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mercedes apresenta «carro mais seguro do mundo»






A Mercedes apresentou o ESF 2009, um protótipo baseado no S400 Hybrid, que serve de montra tecnológica para a marca alemã apresentar os seus últimos desenvolvimentos no campo da segurança.

Para além dos airbags tradicionais, que nos dias de hoje podem chegar a nove, este protótipo está equipado com airbags colocados entre os bancos, destinado a evitar a colisão das cabeças dos ocupantes, e airbags nos cintos de segurança com o objectivo de suavizar a sua acção no corpo dos ocupantes.

Mas a maior inovação encontra-se mesmo no travão auxiliar, integrado no piso inferior do automóvel, que não é mais que um airbag que se abre no caso de uma colisão iminente, evitando não só o efeito mergulhante numa travagem forte, mas servindo também como auxiliar na travagem. A marca alemã só não divulgou como é que o condutor irá controlar o carro com este airbag «gigante» aberto.

Outra das novidades é um mecanismo colocado nos bancos, que move os ocupantes cinco centímetro para o centro do habitáculo, no caso de um impacto lateral.

Ainda em fase de desenvolvimento, a Mercedes espera introduzir estes dispositivos nos seus modelos de topo a partir de 2011.

No vídeo, em anexo, é possível ver-se uma apresentação do funcionamento dos diversos dispositivos do ESF Concept 2009.






O ESF Concept 2009 apresenta-se como uma verdadeira montra de segurança com tecnologias a serem aplicadas nos futuros modelos da marca da estrela

Nenhum comentário: