domingo, 21 de junho de 2009

Vitória no Rali Transibérico dá título a Chicherit

Piloto francês venceu a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno, Hélder Oliveira e Bernardo Moniz da Maia terminaram no pódio do Rali Transibérico



Não houve surpresas no último dia do Rali Transibérico – Guerlain Chicherit (BMW X3 CC) assegurou neste domingo uma vitória facilitada após o abandono dos seus principais adversários portugueses, Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder) e Bernardo Moniz da Maia (BMW X3 CC) completaram o pódio. Chicherit garantiu também a vitória na Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno (duas vitórias e um terceiro lugar), Moniz da Maia subiu ao segundo lugar do Campeonato de Portugal da modalidade.

A quarta e última etapa desta prova ibérica marcou o regresso à competição de Carlos Sousa (Mitsubishi Racing Lancer) e Filipe Campos (BMW X3 CC), depois dos acidentes que os afastaram dos primeiros lugares na etapa de sábado. Sousa venceu este duelo particular, por 44 segundos, marcou os mesmos pontos que o seu adversário e manteve o primeiro lugar no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, agora com nove pontos de vantagem sobre Moniz da Maia e 12 à frente de Filipe Campos. O campeão nacional teve um furo no primeiro sector selectivo do dia e não conseguiu no segundo recuperar o atraso superior a dois minutos.



“Tive mesmo de andar muito depressa, pois o ritmo do Filipe [Campos] foi fortíssimo. Era impossível vir mais depressa e foi uma luta muito gira. Sabia que ele tinha de me passar para me ganhar o dia e percebi que me estava a ganhar tempo, mas nunca ouvi o Sentinel. Foi uma luta duríssima, mas muito divertida, aliás como tem acontecido ao longo da temporada”, afirmou Carlos Sousa.

As contas do campeonato ficaram agora mais favoráveis ao piloto de Almada. “Esta prova serviu apenas para praticamente eliminar o Miguel [Barbosa] da corrida pelo título. Este não era o desfecho que mais desejávamos, mas acabámos por marcar tantos pontos como o Filipe [Campos] e, como faltam apenas três corridas até ao final da época, estamos naturalmente um pouco mais perto do título. Foi pena o que sucedeu ontem, mas são coisas que acontecem nas corridas e o que fizemos hoje deixa-me satisfeito”, rematou Carlos Sousa.



O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno regressa apenas no início de Setembro (5 e 6), com a sexta etapa – a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos.

Classificação Rali Transibérico

1º Guerlain Chicherit (BMW X3 CC), 15h11m08s
2º Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder), a 1h16m27s
3º Bernardo Moniz da Maia (BMW X3 CC), a 1h32m14s
4º Rodolphe Deveaux (Mitsubishi Pajero), a 1h50m08s
5º José Dinis Lucas (Mitsubishi Pajero), a 2h21m47s
6º Lino Carapeta (QT Wildcat), a 2h24m34s
7º Fernando André (Renault Mégane), a 2h27m54s
8º Alexander Mironenko (Nissan Overdrive), a 2h39m44s
9º Pedro Silva Nunes (Mitsubishi Pajero), a 2h49m02s
10º Artem Varentsov (Toyota Land Cruiser 100), a 3h15m08s




Classificação Campeonato de Portugal TT

1º Carlos Sousa, 47
2º Bernardo Moniz da Maia, 38
3º Filipe Campos, 35










Nenhum comentário: