quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

AMG muda foco de seus produtos

Divisão esportiva passa a investir em modelos leves e eficientes
Volker Mornhinweg, chefão da AMG, divisão esportiva da Mercedes, declarou que a empresa mudará seu foco atual – alterar motores para que fiquem ainda mais potentes (e beberrões). Segundo Mornhinweg, a "guerra para ter o motor mais potente acabou" e, a partir de agora, a intenção da empresa é investir em redução de peso dos bólidos, no trabalho para melhorar a eficiência dos blocos e no investimento em tecnologias alternativas. .
Nesta conta entram os motores a diesel, híbridos e quatro cilindros da Mercedes, que devem ser os preferidos para modificações diante desta nova filosofia. Uma cena que seria bastante improvável há alguns anos, como um Classe A AMG, por exemplo, pode não estar tão distante, como cogita o site da revista inglesa Autocar.

Hugo Passarelli


A AMG – divisão de alto desempenho da Mercedes-Benz – anunciou por meio de seu chefe de operações, Volker Mornhinweg, que lançará um modelo com propulsor a diesel dentro de três anos. Num primeiro momento, a idéia é trazer o motor para modelos menores e de baixo peso, de modo a destacar a eficiência e economia da solução.
O escolhido poderia ser algum carro da linha Classe C, com o modelo C320. Mas isso não impede que, futuramente, os modelos maiores da Mercedes, como os da Classe S, venham a receber também versão a diesel. A iniciativa não é inédita dentro da empresa. Em 2002, o cupê C30 AMG já vinha com esse tipo de motor (na época, a empresa de preparação comemorava 35 anos de existência).


AMG planeja modelos ecológicos

Onda verde faz preparadora considerar motores híbridos e a diesel


Os altos preços do petróleo e a preocupação ecológica cada vez maior “contaminaram” até as preparadoras. Segundo a revista CAR, o diretor-geral da AMG (divisão de carros preparados da Mercedes-Benz), Volker Mornhinweg, confirmou que a empresa pretende equipar seus modelos com motores híbridos até o final da década. Versões a diesel também estariam nos planos.
Mesmo que pareça estranho à primeira vista, vale lembrar que propulsores movidos a diesel são bastante favorecidos no quesito torque – item fundamental em um carro esportivo. Esses blocos ainda apresentam grande parte de sua força disponível em baixas rotações; os elétricos, por sua vez, têm 100 % de potência disponível em qualquer "rotação", já que eles não giram como os modelos a combustão.
O motor 6.2 l V8 deverá ser um dos alvos da empresa. Uma das possibilidades estaria no emprego da tecnologia do S400 BlueHYBRID, primeiro veículo híbrido da Mercedes, para melhorar sua eficiência. A AMG poderia também aproveitar o sistema start-stop do S400, que desliga o motor sempre que o carro pára, resultando em economia combustível e menor emissão de CO2.
Num cenário de crise mundial, o rumo da empresa para manter-se competitiva deverá ser este: aproveitar a tecnologia para criar modelos mais eficientes, sem perder de vista a tradição esportiva que a tornou famosa.

Hugo Passarelli



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