sábado, 31 de janeiro de 2009

GURGEL

Enterrado João Gurgel, criador do 1º carro brasileiro

Gurgel sofria do mal de Alzheimer e morreu aos 82 anos, em São Paulo.

Foi enterrado hoje à tarde, em São Paulo, o empresário João do Amaral Gurgel, criador da montadora que levou o nome dele - um marco na história do automobilismo brasileiro. Gurgel sofria do mal de Alzheimer e morreu aos 82 anos.

Era um outro tempo e João Augusto Conrado de Amaral Gurgel aproveitou para sonhar e para realizar. Com quatro funcionários e US$ 50 mil, ele criou em 1969 a sua fábrica de carros e nunca parou de inventar e inovar.

“No Brasil, alguém que produziu 40 mil e que exportou para vários países não pode ser chamado apenas de sonhador. Ele concretizou isso”, aponta o biógrafo de João Gurgel, Lelis Caldeira.

O carro elétrico, criado por ele em 1974, na primeira crise do petróleo, podia ser ligado na tomada de casa. Eram dez horas carregando, para rodar 60 quilômetros. Em 1987 realizou o desejo de fazer o primeiro carro totalmente nacional. Desenvolveu um veículo desmontável e ficou famoso por seus carros resistentes, econômicos e populares.

Figura controvertida e de temperamento forte, Gurgel não tinha medo da polêmica: era contra o uso do álcool como combustível. Achava que o campo era lugar de plantar alimento.

Em 1994, em um cenário de liberação das importações e de problemas econômicos, a fábrica faliu. Gurgel enfrentou a depressão e o mal de Alzheimer, até que o corpo debilitado não resistiu.

O empresário foi enterrado hoje à tarde, em São Paulo, e deixa o legado do homem que não se dobrou ao impossível. “Ele estava sempre pensando no que vinha na frente. Você consegue fazer. Se você tiver vontade, garra e conhecimento, você faz”, disse José Luiz Vieira, amigo de João Gurgel.

2 comentários:

Unknown disse...

É IMPRESSIONANTE COMO O BRASIL NÃO VALORIZA AS EMPRESAS E OS GRANDES EMPREENDEDORES, INFELIZMENTE É BRASIL, UMA BAGUNÇA GENERALIZADA, NÃO TEMOS UM PAÍS SÉRIO.
TEMOS UMA POLÍTICA QUE ACABA COM O PAÍS COM A GANANCIA DA MAIORIA DOS POLÍTICOS.

Unknown disse...

O BRASIL NÃO VALORIZA NADA, NEM AS EMPRESAS NEM OS EMPREENDEDORES E NEM O POVO. NOSSA POLÍTICA ACABA COM O PAÍS, INFELIZMENTE NÃO SOMOS UM PAÍS SÉRIO E A MAIORIA DOS POLÍTICOS TEM UMA GANANCIA MUITO GRANDE, SÓ PENSA EM IMPOSTOS E ARRECADAÇÃO AO INVÉS DE PROMOVER O CRESCIMENTO DAS PESSOAS E DA INDÚSTRIA.