quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Porsche encerra 2008 com alta de 57,5% nas vendas

Com 723 unidades comercializadas, a Porsche encerrou 2008 com um aumento de vendas de 57,5% no Brasil (em 2007 haviam sido 459 unidades). "O número de 2008 representa quase dez vezes mais que o volume de cinco anos atrás, quando foram vendidos 76 Porsche no Brasil", afirma Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar, representante oficial da marca no país. "Aproveitamos muito bem as oportunidades de negócio surgidas e ampliamos a presença da Porsche com a inauguração de novos endereços em Curitiba e Porto Alegre", diz o executivo. Segundo ele, as vendas poderiam ter sido maiores se não fosse a paralisação de oferta das versões aspiradas do Porsche 911 a partir do segundo semestre. Essa paralisação ocorreu em virtude da mudança na linha na fábrica e de um tempo acima da média no processo de homologação para o carro ser vendido no Brasil.
De acordo com a empresa, a crise econômica internacional não chegou a ter reflexos significativos sobre as vendas da Porsche no Brasil em 2008. Boa parte da cota da importadora já estava comercializada e mesmo depois a Stuttgart Sportcar manteve um volume compatível de vendas. Em setembro, foram vendidos 109 carros. Em alguns meses o Brasil foi o país latino-americano que mais comercializou Porsche − condição que tradicionalmente pertence ao México, que se beneficia de uma tributação mais favorável. Apesar dos bons resultados, Visconde diz que a situação exige cautela. "Teremos um primeiro trimestre de pouco movimento, mas a partir daí a tendência é de uma retomada de vendas. Estamos projetando vender entre 400 e 500 carros", prevê. Ele acredita que a renovação dos modelos Boxster e Cayman e o lançamento do novo Panamera vão fazer com que as vendas melhorem. Os dois primeiros deverão chegar ao Brasil no final do primeiro semestre, enquanto o Panamera está previsto para a segunda metade do ano.

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