sábado, 10 de janeiro de 2009

notícias da crise no mundo

SsangYong pede moratória na Coreia do Sul
Marca sul-coreana fechou 2008 com queda de 29,6% nas vendas globais.

A montadora sul-coreana SsangYong pediu moratória nesta sexta-feira (9) a um tribunal de Seul, capital da Coreia do Sul. A decisão foi tomada depois de uma reunião com o grupo proprietário da marca, a Xangai Automotive Industry Company (SAIC), maior empresa automobilística da China.
A Ssangyong alega estar enfrentando problemas de liquidez devido à crise econômica, ocasionados principalmente pelo mau desempenho da empresa nas exportações.
Em 2008, a marca vendeu 29,6% veículos a menos que em 2007, com 92 665 unidades comercializadas (39 165 no mercado interno e 53 500 no exterior). Em dezembro, a retração das vendas foi de 53,5%, com 5 540 unidades vendidas. Para enfrentar a situação, foram anunciadas ações como o corte de salários e aposentadorias voluntárias ao longo desses próximos dois anos.
A marca também está presente no Brasil, onde comercializa os utilitários Actyon, Actyon Sports, Kyron e Rexton II, além do sedã Chairman. O Carro Online entrou em contato com a fabricante e espera um posicionamento de sua assessoria de imprensa.

PSA venderá Mitsubishi elétrico na Europa
Vendas do i-Miev estão previstas para 2010, após estreia no Japão.


O acordo firmado entre PSA e Mitsubishi para o desenvolvimento de veículos elétricos acaba de ganhar mais uma capítulo. De acordo com o jornal japonês Nikkei, o i-Miev, primeiro veículo elétrico da Mitsubishi, será vendido pela Peugeot-Citroën na França em 2010 e, posteriormente, terá sua comercialização estendida para outros países da Europa.

Inicialmente, a Mitsubishi planeja vender 2 000 unidades do i-Miev. Em meados de 2011, a montadora espera aumentar a produção para cerca de 10 000 unidades/ano, boa parte destinada ao continente europeu. O governo francês também prometeu que criará subsídios e taxas menores para incentivar os consumidores de veículos elétricos.

Nenhum comentário: