GM cancela férias coletivas e retoma produção em Gravataí
GM cancelou um novo ciclo de férias coletivas previsto para o período entre os dias 26 de janeiro e 8 de fevereiro na fábrica de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre).
A montadora atribuiu a decisão à retomada da demanda por veículos Celta e Prisma, que são produzidos na unidade gaúcha. Em Gravataí, 5.300 funcionários da montadora e de fornecedores diretos são responsáveis pela produção de 880 carros por dia.
Na semana passada, o vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, esteve no RS para negar rumores de demissão em Gravataí.
A suspensão das férias coletivas é o primeiro sintoma de normalização da produção da GM no Sul desde que a crise financeira global começou a afetar as vendas de carros, no último trimestre de 2008. Em novembro e dezembro, a GM fabricou carros em apenas sete dos 42 dias úteis em Gravataí.
As vendas totais de veículos na primeira quinzena do mês tiveram alta de 6,55% sobre o mesmo período de dezembro, com 98.322 unidades emplacadas, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo a Fenabrave (associação das concessionárias).
França anuncia ajuda de 6 bilhões de euros a montadoras
O governo francês anunciou nesta terça-feira (20) uma ajuda em massa que vai de 5 a 6 bilhões de euros ao setor automobilístico, duramente atingido pela crise econômica e financeira e crucial para a economia francesa, na qual responde por aproximadamente 10% dos empregos.Sem dar maiores detalhes sobre a ajuda -- que pode chegar ao equivalente a R$ 18 bilhões, e é esperada para o próximo mês -- o primeiro-ministro François Fillon já advertiu que elas serão condicionadas à manutenção da produção na França.
"Nosso esforço em favor dos construtores vai ser em massa. Do que estamos falando? De somas que são da ordem de 5 ou 6 bilhões de euros", declarou o chefe do governo ao falar no "Estado Geral do Setor Automobilístico", que reuniu os principais atores do ramo.
"O Estado não vai de forma alguma ajudar um construtor que decidir fechar pura e simplesmente um ou dois locais de produção na França", insistiu. Não dá para dizer "a gente pega e transfere" a empresa para outro país, acrescentou.
O secretário de Estado para a Indústria Luc Chatel indicou em seguida que estes 5 ou 6 bilhões devem cobrir as "necessidades de caixa a curto prazo" dos construtores franceses, Renault e PSA Peugeot Citroën.
Entre as medidas, pode constar, para facilitar "o acesso à liquidez", a concessão direta de empréstimos aos construtores no molde do realizado pelo setor bancário recentemente quando o Estado injetou 10,5 bilhões de euros nos grandes bancos.
Os construtores automobilísticos, como inúmeras empresas, se queixam das atitudes dos bancos. "Pedimos ao Estado que intervenha para que os bancos comecem a emprestar normalmente", declarou em entrevista ao jornal Figaro Christian Streiff, presidente da PSA Peugeot Citroën, um dos dois construtores franceses.
Presente nesta terça-feira no encontro em Paris, o vice-presidente da Comissão Européia, Günther Verheugen, considerou a intervenção do Estado para ajudar o setor "justificada e até mesmo indispensável". Entretanto, lembrou que é preciso garantir que as medidas adotadas por um governo não deem vantagem competitiva a este país em relação aos outros.
Para o presidente da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, a "sobrevivência de um certo número de construtores, fornecedores e distribuidores" do setor automobilístico está em jogo nos próximos meses.
As medidas de ajuda adotadas na Europa são insuficientes para atravessar a crise, acrescentou, reclamando em particular dos alívios fiscais na França para reduzir os custos de produção e aproximá-los dos do leste da Europa.
A Associação dos Construtores europeus de automóveis (ACEA) prevê uma redução da produção de automóveis européia de 15% em 2009 em relação a 2008 e uma baixa de 15% a 20% da mão de obra, ou seja 150 mil a 200 mil empregos a menos.
Ford vai aposentar carro de polícia Crown Victoria
O mais popular carro de polícia americano, o Ford Crown Victoria, conhecido pelos filmes no cinema e na TV, está com seus dias contados. A montadora deverá substituí-lo por outro modelo até 2011.
O futuro sucessor deverá oferecer soluções simples, como suspensões independentes, tração dianteira e plataforma monobloco, similares às dos veículos convencionais. Posteriormente, segundo a Ford, a mecânica poderá evoluir para a tração integral, a fim de facilitar as perseguições a criminosos.
A Ford americana pretende incrementar suas vendas ao governo com o novo modelo, movimentando um negócio que representa 65.000 veículos/ano, segundo informa o Automotive News.
BMW: 26 mil funcionários de férias coletivas
Depois de sofrer uma queda de 25% nos meses de novembro e dezembro, a BMW comunicou hoje que 26 mil funcionários será colocados em férias coletivas, seguindo os mesmos passos que Opel e Daimler já haviam dado.
O período de férias vai de primeiro de fevereiro até primeiro de março.
No acordo feito com os funcionários, a empresa se compromete a pagar 93% do salário líquido de cada trabalhador.
São Paulo comemorará 455 anos com GP
A capital paulista vai completar 455 anos no próximo domingo (25) e, entre as comemorações, uma vai atrair os amantes do automobilismo: a quarta edição do Grande Prêmio Cidade de São Paulo. Em paralelo às atividades de pista, o público poderá apreciar exposição de veículos históricos, projeção de corridas antigas em telões de alta definição e shows musicais.
Para a prova serão 1.000 quilômetros percorridos no circuito de Interlagos em 233 voltas ou oito horas. As inscrições para as quatro categorias da corrida serão abertas na quinta (22) no próprio autódromo, das 8h às 17h. Os treinos livres acontecem nas sexta (23) e a corrida está programada para começar às 13h do domingo (25) e deve terminar às 21h.
Serviço:
Horário: 13h
Local: Autódromo de Interlagos - Avenida Teotônio Vilela, 261, Interlagos - São Paulo - SP
Estacionamento do autódromo: R$ 10
Entrada gratuita
Herdeiro da Toyota assume a presidência
No mesmo dia em que anunciou uma queda de 4% nas vendas em todo o mundo durante o ano de 2008, a montadora japonesa Toyota Motor anunciou a noemação de Akio Toyoda, neto do fundador do grupo, como presidente da empresa.Em junho, Akio Toyota substituirá Katsuaki Watanabe, presidente desde 2005, que passará ao posto de vice-presidente do conselho administrativo, uma função simbólica.
O novo presidente é neto de Kiichiro Toyoda que, em 1937, fundou a Toyota ao transformar a fábrica familiar de materiais de costura em fábrica de automóveis.
Nesta terça-feira, a gigante japonesa anunciou a queda de 4% nas vendas ano passado, a 8,97 milhões de veículos, em consequência da crise econômica mundial que afetou a demanda.
Em dezembro, a Toyota anunciou que prevê o primeiro prejuízo de sua história para o exercício 2008-2009, que será concluído em março.
De acordo com o jornal Yomiuri Shimbun, o grupo prevê mais 3.000 demissões no Japão. Em novembro, a empresa anunciou a demissão de 3.000 funcionários temporários no fim de março de 2009.
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