Picape completa a reestilização da família Palio; nova versão parte de R$ 36 mil
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Atibaia (SP)
A Fiat completa a reestilização da família Palio com o lançamento da nova picape Strada, que mantém duas versões de cabine (simples e estendida), duas de acabamento (Trekking e Adventure Locker) e dois motores – 1.4 de 85 cv (cavalos) se abastecida com gasolina e 86 cv com álcool e 1.8 de 112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool). A versão Adventure Locker chega apenas com cabine estendida.
A picape Strada Adventure Locker, novidade da nova linha
Segundo a Fiat, a cabine estendida responde por 55% das vendas, enquanto a simples, por 45%. Continuará sendo oferecida no mercado com a carroceria antiga a versão Fire 1.4 (80 cv e 81 cv), que responde por 60% das vendas, com cabine simples e estendida, como versão de entrada, sem alteração de preço.
Por falar em preço, a nova Strada custa a partir de R$ 36 mil (Trekking 1.4, cabine simples). A cabine estendida com a mesma versão de acabamento sai por R$ 38.720. Na versão Trekking 1.8, a picape sai por R$ 38.320 com cabine simples e R$ 41.080 com cabine estendida. Já a aguardada versão Adventure Locker, com sistema de bloqueio de diferencial que transfere o torque para a roda mais tracionada sai por R$ 47.100.
As três versões reunidas: cabine dupla é única na categoria
Entre as novidades no visual, está a mesma dianteira da perua Weekend, com os faróis recortados que invadem o pára-choque. Agora a picape passa a ter uma nova tampa traseira, agora removível e com chave. Ainda na traseira, as lanternas ficaram maiores, invadindo a tampa.
Versão Trekking 1.4, a de entrada com a nova carroceria
Também traz nova fixação do estepe na cabine estendida. O modelo, que ganhou o novo logotipo vermelho da Fiat, oferece equipamentos exclusivos no segmento, como computador de bordo, My Car Fiat, viva-voz para telefone celular com tecnologia Bluetooth, além de sensores de chuva e crepuscular.
Interpress Motor acompanha o lançamento do modelo em Atibaia (SP) e traz nesta segunda-feira (18) a avaliação completa.
Nissan começa a produzir nova Frontier no Brasil
da Redação
A Nissan do Brasil inicia neste mês a produção da nova Frontier nacional. A linha de montagem de São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, foi preparada durante o mês de julho para receber os novos equipamentos e ferramentas para a fabricação do novo produto.
A picape nacional será lançada até o final de 2008 e substituirá a Frontier SEL, importada da Tailândia, e as antigas versões da Frontier que deixam de ser produzidas no país. O utilitário Xterra também teve a produção descontinuada.
"A Nova Nissan Frontier é mais um produto associado ao plano SHIFT_mercosul", afirma Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. "É um veículo que reúne a tecnologia Nissan e toda a experiência da marca no desenvolvimento e fabricação de modelos off-road."
A nova Frontier, que vinha da Tailândia, passa a ser feita no Brasil
Besson complementa que os planos da Nissan para o Brasil são bastante promissores. "Além da produção nacional da Nova Nissan Frontier, até o final de 2009 produziremos localmente dois carros de passeio, posteriormente anunciaremos os projetos", revela.
A Nissan está investindo US$ 150 milhões no Brasil com base no plano SHIFT_mercosul, que tem, entre outros pilares, o crescimento da rede de concessionárias de 65 para 120 pontos em 2009.
Palio e Mille devem ser substituídos em breve
por ALBERTO POLO JÚNIOR
A Fiat trabalha em dois novos compactos específicos para o mercado brasileiro. É o que afirma a publicação "Automotive News Europe", que também adianta que a dupla chega entre 2010 e 2011 e que os projetos vêm sendo tocados pela filial brasileira.
O veterano Mille, que nasceu Uno, pode ser substituído em 2011
O primeiro deles – conhecido por Project 326 – vai substituir gradativamente toda a família Palio, hoje formada pelo hatch, pelo sedã Siena, pela perua Weekend e pela picape Strada (que vai ganhar reestilização em agosto). O outro, batizado Project 327, virá depois e tomará o lugar do veterano Uno.
Nenhum dos dois, contudo, já foi fotografado rodando. Não é novidade que a Fiat não se preocupa muito em esconder seus futuros lançamentos e flagrantes são bastante comuns na região da fábrica, em Betim (MG).
Kia lança compacto premium Rio no fim do ano
da Redação
A Kia vai comercializar no Brasil um novo hatchback (carro sem porta-malas saliente) compacto, o Rio, que será posicionado entre o Picanto e o Cerato. O modelo pode ser classificado como compacto premium – categoria em que estão modelos como Citroën C3, Volkswagen Polo, Fiat Punto e Renault Sandero – e deverá custar aproximadamente R$ 45 mil.
O Kia Rio, que será lançado pela marca coreana no Brasil
Se tudo der certo, o carro começa a ser vendido logo após o Salão de São Paulo (30 de outubro a 9 de novembro). Também será novidade da Kia no salão o utilitário esportivo Mohave, que concorre diretamente com o Hyundai Veracruz e deverá custar R$ 180 mil.
Pajero Sport incorpora visual da L200 Triton
por ALBERTO POLO JÚNIOR
A Mitsubishi vai apresentar no Salão de Moscou, que acontece no próximo mês, o novo Pajero Sport. O utilitário esportivo passa a ter por base a L200 Triton, a última geração da picape e, além do conjunto motriz, herda também o visual da sua irmã com caçamba.
A dianteira tem aspecto semelhante, porém algumas pequenas diferenças. O Pajero traz faróis com dupla parábola, carcaça prateada e parte inferior mais angulosa, enquanto na Triton são apenas um refletor, fundo preto e borda arredondada. Grade e pára-choques também mudam pouco.
O Pajero Sport ganha visual da picape feita em Catalão (GO)
As laterais têm pára-lamas e espelhos retrovisores semelhantes. Atrás o Pajero tem lanternas que invadem a tampa do porta-malas e encostam, com estilo parecido com o do crossover Outlander. No interior a novidade é a opção para sete passageiros, com três fileiras de bancos.
Os motores também são semelhantes aos da L200 Triton vendida por aqui, ou seja, um 3.2 turbodiesel de quatro cilindros de 165 cv (cavalos), além do bloco 3.5 V6 a gasolina de 200 cv, com opção de câmbio manual (apenas o diesel) e automático. A tração é integral Super Select 4WD.
O Pajero Sport é vendido somente na Rússia e países da América Latina, Oceania e Sudeste Asiático. O restante da Europa, bem como a América do Norte (com exceção do México), não pode comprá-lo. Por aqui o novo Pajero Sport não deve demorar a chegar. A MMC Motors, que representa a marca e produz em Catalão (GO), não costumar demorar em atualizar seus produtos.
Fiat amplia lista de equipamentos do Palio 2009
da Redação
A Fiat já está entregando às autorizadas a linha 2009 do Palio. Segundo a montadora, ele está mais completo, pois incorporou novos itens de série, além da atual logomarca vermelha. As siglas traseiras também foram reposicionadas – agora vêm alinhadas à logomarca.
As versões do novo Palio 2009 ELX 1.0 duas e quatro portas e ELX 1.4 ganham de série direção hidráulica, spoiler traseiro na cor do veículo e novas calotas (iguais às do novo Siena ELX). Não houve aumento no preço final. Os novos kits Attractive e Evolution também tornaram-se mais completos.
Palio 2009: pequenas mudanças estéticas e nova logomarca da Fiat
O novo kit Attractive 4 para as versões ELX 1.0 e 1.4 é formado por ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, oferecendo vantagem ao cliente. Para o Palio ELX 1.0 Flex quatro portas, por exemplo, os preços desses opcionais separados sairia por R$ 4.684. Com o kit sai por R$ 3.520 (economia de R$ 1.164).
Ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas mais rodas em liga leve aro 14 e minissaias laterais na cor do veículo são equipamentos que formam o kit Attractive 5 para os novos Palio ELX 1.0 e 1.4. Dependendo da versão, a economia na aquisição vai de R$ 1.323 a 1.504. Outra novidade é o kit Attractive 6, que inclui rodas em liga leve de 15 polegadas.
O novo kit Evolution 1 para as versões ELX 1.0 e 1.4 traz retrovisores externos elétricos e rádio CD player MP3/WMA. Já o Evolution 2 soma a esses itens viva-voz com Bluetooth e entradas USB, além de conexão para iPod. A economia é de 30%, segundo a Fiat.
Os preços do Palio ficaram assim: ELX 1.0 Flex duas portas, R$ 30.320; ELX 1.0 Flex quatro portas, R$ 31.980; ELX 1.4 Flex, R$ 33.860; 1.8R Flex duas portas, R$ 43.130 e 1.8R Flex quatro portas, R$ 44.780.
TECNOLOGIA
A multiplexagem, essa coisa de cinema
Poder de processar dados no carro já ultrapassou nave que levou homem à Lua
por FERNANDO CALMON
O conteúdo elétrico e eletrônico nos veículos continua a crescer com a instalação de novos acessórios e recursos. Sistemas como ABS, ESP (e uma sopa de letrinhas que o marketing cria), navegadores, radares, sensores de distância, airbags, iluminação, climatização, bem como controles de motor, caixa de câmbio e suspensões.
Isso tudo sem esquecer os sofisticados aparelhos de áudio, que requerem computadores e programas. Ao mesmo tempo, muitas operações antes ativadas hidráulica ou mecanicamente estão sendo substituídas por atuadores elétricos e eletrônicos, resultando em número elevado de circuitos, interruptores e controles.
Um automóvel moderno vem equipado com 40 a 60 computadores responsáveis por mais de 50 funções. E não pára por aí: estima-se que 90% das futuras inovações tecnológicas venham de origem eletroeletrônica. Para isso, a potência de cálculo duplica a cada quatro anos.
O poder de processar dados, como comparação, há muito deixou para trás o módulo espacial americano do projeto Apollo que pousou na Lua, em 20 de julho de 1969. Sistemas de distribuição elétrica formam uma intrincada rede de fios que precisam seguir diferentes rotas, têm comprimento variável e recebem diversos conectores.
O emaranhado de fios pode ser diminuído com a multiplexagem
Na realidade, mais de 800 metros de cabos percorrem um carro. Mas poderia atingir proporções bem maiores. A extensão, a complexidade, o peso e os custos envolvidos (fios de cobre encareceram bastante nos últimos anos) seriam um enorme problema a resolver, se a eletrônica, outra vez, não houvesse entrado em cena. Trata-se do conceito de multiplexagem, herdado dos aviões, para simplificar chicotes elétricos e cabeamento.
Reduzindo em 30% o número de fios no veículo, a multiplexagem é formada por uma rede de processadores conectados a uma unidade central de supervisão e monitoramento, que inclui gerenciamento eletrônico do motor responsável pelo sistema integrado de injeção e ignição entre as funções primárias. Para saber se o seu automóvel é multiplexado, basta acionar o interruptor da luz de cortesia: deve ocorrer um pequeno retardo para a lâmpada acender, como ocorre nos aviões mais modernos.
Sistema auxilia em segurança, conforto e proteção ambiental
Jean Leflour, gerente de arquitetura eletroeletrônica dos veículos da PSA Peugeot Citroën, explica o impacto nos veículos: "Garante maior segurança, conforto e proteção ambiental. Requer, porém, um trabalho intenso de integração, compatibilidade, robustez, funcionalidade e validação. Nessa área não existem meios-termos. Temos de anular qualquer possibilidade de instabilidade, interferência ou informações mal interpretadas".
Componentes eletrônicos representam, por enquanto, 30% do custo de fabricação de um carro. O maior desafio é aplicar as novas tecnologias em modelos mais baratos. Ganhos significativos estão surgindo graças à padronização, que ajuda a diminuir custos e tempo de desenvolvimento.
Existe desde 2003 o programa internacional Autosar, reunindo fabricantes de veículos e de autopeças, com o objetivo de criar e aperfeiçoar arquiteturas padronizadas de programas de gerenciamento. É o único meio de ampliar os domínios da eletroeletrônica, sem deixar de fora os modelos mais acessíveis. Um desafio e tanto para o futuro.
NOTÍCIAS
Dacia lança picape Logan na Romênia
da Redação
A Dacia apresentou na Romênia mais um integrante da família Logan, que por lá é composta por sedã, perua e van. Fabricada na planta da companhia em Pitesti (Romênia), a Logan Pick-up tem caçamba com 1,80 metro que suporta carga de até 800 kg, além de armazenar 300 litros de bagagem atrás dos bancos. No Brasil o Logan, que foi lançado originalmente na própria Romênia, é comercializado sob a marca Renault. A empresa deve lançar a picape Logan fabricada em São José dos Pinhais (PR) já no próximo ano.
O modelo chega às revendas no próximo mês com preço inicial de 7.250 euros (cerca de R$ 18.500). Será vendido primeiramente na Romênia, Bulgária e Turquia para depois ser lançada em outros mercados em 2009.
Haverá três opções de motor da gama Renault, sendo um a gasolina 1.6 de 90 cv (cavalos) a 5.500 rpm e torque (força) de 13 kgfm a 3.000 rpm, e duas versões diesel 1.5, com 70 cv e torque de 16,3 kgfm a 1.700 rpm ou 85 cv e 20,4 kgfm a 1.900 rpm de torque. Todas as motorizações são combinadas a uma caixa de câmbio de cinco velocidades.
A picape também terá duas versões de acabamento. A de entrada, disponível para os propulsores 1.6 a gasolina e 1.5 diesel de 70 cv, virá com cinto de três pontos e airbag para motorista de série. Já o pacote Comfort, oferecido nas três motorizações, terá direção hidráulica, travas e ajuste dos espelhos retrovisores elétricos, vidros escurecidos e molduras laterais de proteção.
Entre os opcionais, estão ar-condicionado, sistema de som (apenas com toca-CDs ou equipamento compatível com MP3) e pacote de segurança com freios ABS (antitravamento) e airbag para passageiro. O modelo ainda terá disponíveis diversos acessórios, como cobertura da caçamba de fibra de vidro, sensor de estacionamento, sistema de navegação por satélite e descanso de braço central.
Weekend traz diferencial para retomar liderança
Linha 2009 da perua da Fiat traz bloqueio de diferencial inédito para veículos 4x2
por LUÍS PEREZ, de Porto de Galinhas (PE)
Deparo-me com uma depressão um tanto difícil de ser vencida, na pista off-road preparada pela Fiat nos fundos do hotel onde ocorre o lançamento da nova perua Palio Weekend. A roda esquerda começa a girar em falso. Uma tentativa. Duas. Três. Nada de o carro sair do lugar. Aperto então o botão "ELD" (Electronic Locker Differential), que fica do lado esquerdo do volante. O veículo então sai do atoleiro com facilidade. Esse é o principal diferencial (quantas vezes será que o trocadilho será feito?) da linha 2009 da perua derivada do Palio.
Palio Adventure Locker, primeiro 4x2 com bloqueio de diferencial
Para ir além das alterações simplesmente visuais, mas sem ter de encarar as mudanças – e custos – que envolvem a conversão de um veículo para 4x4, a marca encontrou, com a fornecedora Eaton, uma solução meio-termo que contenta os que gostam de um pouco mais do que apenas o visual aventureiro. O diferencial equipa de série a versão top de linha Adventure, equipada com motor 1.8, que desenvolve de 112 cv (cavalos) se abastecida com gasolina a 114 cv (com álcool). Seu preço básico é de R$ 53.850. Há ainda a versão de entrada ELX (R$ 39.920) e Trekking (R$ 41.920), as duas com motor de 85 cv a 86 cv, com álcool e gasolina, respectivamente.
Pioneira no segmento dos "off-road lights" – a Fiat foi a primeira a lançar um veículo do tipo, com a Palio Adventure, em 1999 –, a marca pretende recuperar a liderança perdida para a Volkswagen SpaceFox (7.464 unidades vendidas de janeiro a abril) e para a VW Parati (6.331). A perua da Fiat teve 5.494 unidades comercializadas nesse período, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Modelo traz pneus maiores e ficou 20 mais alto em relação ao solo
Houve também por parte da fabricante a intenção de tornar o produto mais bonito. Por mais subjetivo que pareça, a impressão é que conseguiu. Os novos faróis com recorte redondo que invade o pára-choque dianteiro, as lanternas traseiras horizontalizadas (a luz de ré, integrada à tampa traseira, se integra à luz do pisca, no pára-lama), a grade frontal com duas barras horizontais, as molduras pretas nas caixas de roda e nos pára-choques ajudam a compor o visual mais valente.
Em um primeiro momento, vista em três quartos de traseira, a nova Weekend chega a parecer maior, lembrando o utilitário esportivo Q7, da Audi. A versão Adventure Locker traz ainda soluções já adotadas na Idea Adventure, como o rack de teto em forma de "V", luz de pisca integradas ao retrovisor externo e, dentro, altímetros e bússola.
Nova versão da perua vem com preço sugerido de R$ 53.850
Mas é no off-road que a perua revela mais surpresas. Além de trechos rodoviários pelo interior de Pernambuco, Interpress Motor encarou muitas estradas com costelas de vagas e generosos alagamentos – sim, está uma chuva torrencial nesta quarta (14) em Porto de Galinhas – que serviram para testar o nível de conforto, sensivelmente melhorado graças à nova suspensão, que recebeu amortecedores Powershock, dotados de molas internas "anti-roll", que ampliam a progressividade de resposta e diminuem as velocidades de rolamento em curvas.
O resultado é, a despeito do centro de gravidade mais elevado (a altura livre do solo subiu de 17 centímetros para 19 cm), maior conforto (praticamente foram abolidas as incômodas batidas secas nos buracos) e estabilidade. Não é exagero afirmar que o conforto talvez faça os off-roaders mais puristas torcerem o nariz.
Nas versões ELX e Trekking, a novidade é justamente o motor 1.4 que já equipa o hatch Punto e o sedã Siena. Todas as versões incorporam as mudanças visuais, com capô com novas formas (e novo mecanismo de abertura), passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e traz abertura nas caixas de roda, até os pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto, em agosto do ano passado.
A versão de entrada, ELX 1.4, já traz direção hidráulica de série
A versão ELX já sai de fábrica com direção hidráulica, brake-light, pára-brisa dégradé, volante com regulagem de altura, computador de bordo, My Car Fiat, Follow me home (mantém farol aceso até o motorista encontrar o buraco da fechadura), alertas limite de velocidade e manutenção programada, Fiat Code, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador e lavador do vidro traseiro (que é térmico temporizado), duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, vidros climatizados verdes, entre outros itens. Ar-condicionado é opcional.
A nova versão Trekking traz todos os itens da ELX e mais grade frontal preta, faróis biparábola com canhões negros e molduras cromadas, faróis de neblina com molduras em preto, molduras cinzas nas caixas de rodas, suspensão elevada, pneus de uso misto, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto, soleira externa das portas em preto e detalhes estéticos que a diferenciam. Seus opcionais são similares aos oferecidos para a versão ELX.
Além de todos os itens de série da versão Trekking, a Adventure Locker traz também ar-condicionado com vidros escurecidos Vênus 55 nas laterais traseiras e tampa traseira, quadro de instrumentos exclusivo com "trip computer" B e indicação de temperatura externa, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de milha, rodas em liga leve aro 15, pneus 205/70 R15 de uso misto, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos com indicadores de direção incorporados, travas elétricas nas portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
Novas lanternas traseiras dão um ar mais moderno à perua
Entre os opcionais da versão, há rádio CD player MP3/WMA, rádio Connect CD player MP3/WMA mais viva-voz Bluetooth e entradas USB/iPod, sidebags, airbag duplo e freios com sistema ABS (pacote HSD, que inclui airbags dianteiros e freios com sistema antitravamento), sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, vidros traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido e apóia-braço no banco do motorista, volante revestido de couro, além de bancos e painéis de portas com revestimento de couro.
O visual básico é o mesmo em todas as versões. Os faróis, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e têm sistema de iluminação polielíptico com dupla parábola. Os da versão ELX trazem canhões e molduras cromados, os da Trekking têm canhões pretos e moldura cromada, enquanto os faróis da Adventure vêm com canhões cromados e molduras pretas. Todas as versões trazem faróis de neblina de série — a Adventure vem ainda com o de profundidade. Todas as versões vêm com brake-light de série. Rodas e pneus também são mais largos.
A versão Trekking se diferencia da ELX principalmente por suspensão elevada, pneus de uso misto, novas molduras laterais nas caixas de rodas na cor cinza, pára-choques com pintura exclusiva, grade frontal negra e barras longitudinais duplas no teto. Maçanetas, retrovisores externos e frisos no teto, bem como as soleiras das portas e o aerofólio traseiro, são negros na versão Trekking, o que proporciona a ela um ar mais agressivo.
Versão Trekking chega com barras longitudinais a R$ 41.920
Como detalhes exclusivos da versão Adventure Locker é possível citar o pára-choque exclusivo com grade cromada, novos espelhos retrovisores externos, em preto, novas barras longitudinais, que integram o brake-light, as novas rodas de liga leve aro 15, maiores e mais esportivas, sem falar dos novos pneus de uso misto, mais altos e largos. Por dentro todas as versões ganharam nova padronagem nos bancos (os da frente têm porta-revistas para quem viaja no banco de trás; ah, há três apoios para cabeça de série no banco traseiro). O painel ganhou novo porta-objetos na parte central inferior, além de outro, tipo "copinho", bem como um porta-óculos.
O painel de instrumentos é novo em todas as versões. Nas ELX e Trekking traz velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e um display digital que incorpora relógio, "trip computer", My Car Fiat e indicador digital do nível de combustível. Também o volante, com regulagem de altura de série e o logotipo Fiat vermelho ao centro, é novo. Opcionalmente é oferecido um volante revestido de couro.
Por dentro a Adventure Locker vem com altímetros e bússola
A versão Adventure Locker ganhou o quadro de instrumentos esportivo do Fiat Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, "trip computer" A, "trip computer" B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio.
Há uma boa notícia para quem tem horror a trocar pneu: a nova Palio Weekend traz um novo sistema de fixação do estepe. Ficou mais fácil manuseá-lo, tanto para retirar quanto para colocá-lo em seu compartimento no porta-malas. Além disso, oferece maior segurança contra furto, pois o novo sistema também impede o acesso ao cabo de sustentação do estepe.
Como funciona o diferencial
Em condições de perda de aderência, o diferencial – que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos – faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada.
O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo.
Na nova Palio Adventure Locker, o recurso pode ser acionado ou desativado apertando-se o botão "ELD" (Electronic Locker Differential), que se localiza no conjunto de comandos do My Car Fiat, à esquerda do volante. Para ser ativado, é preciso que o veículo esteja parado e com o freio acionado. O sistema responderá com um bip longo. A luz-espia ELD começará a piscar intermitentemente e surgirá uma mensagem de "ELD on" no quadro de instrumentos. Há opção de desativa-lo apertando novamente o botão
O Adventure Locker deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade. Por isso, quando o veículo atingir os 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. O Adventure Locker nunca deve ser utilizado em condições de aderência plena.
O Locker — nome dado ao bloqueio de diferencial da Fiat — foi desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para o Novo Palio Adventure Locker foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies. A Fiat é a primeira fabricante no mundo a lançar um veículo com tração dianteira 4x2 equipada com bloqueio de diferencial. Resta esperar a reação do consumidor.
FICHAS TÉCNICAS
Fiat Palio Weekend ELX
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada
Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque:12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm
Câmbio:manual de cinco velocidades Suspensão:dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios:a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões:4,24 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,52 m de altura e 2,44 m de entreeixos
Tanque:51 litros
Porta-malas:460 litros
Preço:R$ 39.920
Fiat Palio Weekend Trekking
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.368 cm³ de cilindrada
Potência: 85 cv (gasolina) a 86 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque:12,4 kgfm (gasolina) a 12,5 kgfm (álcool) a 3.500 rpm
Câmbio:manual de cinco velocidades Suspensão:dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios:a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões:4,24 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,59 m de altura e 2,44 m de entreeixos
Tanque:51 litros
Porta-malas:460 litros
Preço:R$ 41.920
Fiat Palio Weekend Adventure Locker
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.796 cm³ de cilindrada
Potência: 112 cv (gasolina) a 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque:17,8 kgfm (gasolina) a 18,5 kgfm (álcool) a 2.800 rpm
Câmbio:manual de cinco velocidades Suspensão:dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas independentes e barra estabilizadora
Freios:a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões:4,31 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,64 m de altura e 2,47 m de entreeixos
Tanque:51 litros
Porta-malas:460 litros
Preço:R$ 53.850
CrossFox muda quebra-mato e trava do estepe
Linha 2008 do aventureiro da Volkswagen atendeu a apelos de consumidores
por LUÍS PEREZ
Tudo bem que ninguém compre um automóvel pensando que vai bater em outro carro ou atropelar alguém. Mas como excesso de cautela não faz mal algum, eis que os pseudo-off-roads foram perdendo, nos últimos anos, muito da agressividade que os marcavam quando do surgimento dessa onda no Brasil, há nove anos, com a Palio Adventure. Assim como a perua aventureira da Fiat, o Volkswagen CrossFox também dispensou na linha 2008 o quebra-mato dianteiro. A peça agora é estilizada e menos agressiva.
Bem, a linha 2008 do CrossFox não evoluiu só no quebra-mato. Graças a apelos de consumidores e internautas indignados com o complicado mecanismo para abrir o porta-malas sobre o qual repousa o suporte do estepe, a Volkswagen resolveu trocar o dispositivo por um também mais amigável. Basta agora puxar uma maçaneta, abrir o suporte do pneu até travar (ouve-se um "click"). O mecanismo de fechamento também é mais simples do que antes. Era preciso pegar o jeito de fechar, sob a pena de um aviso ficar piscando no painel.
Na grade e no pára-choque, o carro ganhou o design em "V", tendência mundial da marca. Agora os faróis do CrossFox têm duplo refletor e os piscas passaram a ser integrados à sua parte superior. Os pára-choques também ganharam faróis de milha. Completam o visual robusto a raposa pintada na lateral, sobre estribos. De série, o modelo traz ainda antena no teto, rede porta-objetos nas laterais do porta-malas, novos desenhos e iluminação por LEDs no painel, tacômetro e banco traseiro corrediço na versão Plus.
Sua única opção de motor é 1.6 de 101 cv (cavalos) se abastecido com gasolina e 103 cv (com álcool). Dados da montadora dão conta de que a aceleração de 0 a 100 km/h acontece entre 10,9 segundos (álcool) e 11,1 segundos (gasolina), com velocidade máxima entre 175 km/h (gasolina) e 177 km/h (álcool).
É um desempenho que, correto, não chega propriamente a empolgar. Seu destaque continua sendo o bom espaço interno, com inúmeros porta-objetos (apesar de não ter porta-luvas, o que é um tanto incompreensível para esse tipo de veículo) e posição elevada de dirigir. Seu preço sugerido é de R$ 45.440, o que o torna competitivo ante os rivais.
FICHA TÉCNICA
Volkswagen CrossFox
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.599 cm³ de cilindrada
Potência:101 cv (gasolina) a 103 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque:14,3 kgfm (gasolina) a 14,5 kgfm (álcool) a 3.250 rpm
Câmbio:manual de cinco velocidades
Suspensão:dianteira independente tipo McPherson; traseira com eixo de torção
Freios:a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões:4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,64 m de altura e 2,47 m de entreeixos
Peso:1.120 kg
Tanque:50 litros
Porta-malas:260 litros
Preço:R$ 45.440
CrossFox muda quebra-mato e trava do estepe
Linha 2008 do aventureiro da Volkswagen atendeu a apelos de consumidores
por LUÍS PEREZ
Tudo bem que ninguém compre um automóvel pensando que vai bater em outro carro ou atropelar alguém. Mas como excesso de cautela não faz mal algum, eis que os pseudo-off-roads foram perdendo, nos últimos anos, muito da agressividade que os marcavam quando do surgimento dessa onda no Brasil, há nove anos, com a Palio Adventure. Assim como a perua aventureira da Fiat, o Volkswagen CrossFox também dispensou na linha 2008 o quebra-mato dianteiro. A peça agora é estilizada e menos agressiva.
Bem, a linha 2008 do CrossFox não evoluiu só no quebra-mato. Graças a apelos de consumidores e internautas indignados com o complicado mecanismo para abrir o porta-malas sobre o qual repousa o suporte do estepe, a Volkswagen resolveu trocar o dispositivo por um também mais amigável. Basta agora puxar uma maçaneta, abrir o suporte do pneu até travar (ouve-se um "click"). O mecanismo de fechamento também é mais simples do que antes. Era preciso pegar o jeito de fechar, sob a pena de um aviso ficar piscando no painel.
Na grade e no pára-choque, o carro ganhou o design em "V", tendência mundial da marca. Agora os faróis do CrossFox têm duplo refletor e os piscas passaram a ser integrados à sua parte superior. Os pára-choques também ganharam faróis de milha. Completam o visual robusto a raposa pintada na lateral, sobre estribos. De série, o modelo traz ainda antena no teto, rede porta-objetos nas laterais do porta-malas, novos desenhos e iluminação por LEDs no painel, tacômetro e banco traseiro corrediço na versão Plus.
Sua única opção de motor é 1.6 de 101 cv (cavalos) se abastecido com gasolina e 103 cv (com álcool). Dados da montadora dão conta de que a aceleração de 0 a 100 km/h acontece entre 10,9 segundos (álcool) e 11,1 segundos (gasolina), com velocidade máxima entre 175 km/h (gasolina) e 177 km/h (álcool).
É um desempenho que, correto, não chega propriamente a empolgar. Seu destaque continua sendo o bom espaço interno, com inúmeros porta-objetos (apesar de não ter porta-luvas, o que é um tanto incompreensível para esse tipo de veículo) e posição elevada de dirigir. Seu preço sugerido é de R$ 45.440, o que o torna competitivo ante os rivais.
FICHA TÉCNICA
Volkswagen CrossFox
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.599 cm³ de cilindrada
Potência:101 cv (gasolina) a 103 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque:14,3 kgfm (gasolina) a 14,5 kgfm (álcool) a 3.250 rpm
Câmbio:manual de cinco velocidades
Suspensão:dianteira independente tipo McPherson; traseira com eixo de torção
Freios:a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões:4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,64 m de altura e 2,47 m de entreeixos
Peso:1.120 kg
Tanque:50 litros
Porta-malas:260 litros
Preço:R$ 45.440
CrossFox muda quebra-mato e trava do estepe
Linha 2008 do aventureiro da Volkswagen atendeu a apelos de consumidores
por LUÍS PEREZ
Tudo bem que ninguém compre um automóvel pensando que vai bater em outro carro ou atropelar alguém. Mas como excesso de cautela não faz mal algum, eis que os pseudo-off-roads foram perdendo, nos últimos anos, muito da agressividade que os marcavam quando do surgimento dessa onda no Brasil, há nove anos, com a Palio Adventure. Assim como a perua aventureira da Fiat, o Volkswagen CrossFox também dispensou na linha 2008 o quebra-mato dianteiro. A peça agora é estilizada e menos agressiva.
Bem, a linha 2008 do CrossFox não evoluiu só no quebra-mato. Graças a apelos de consumidores e internautas indignados com o complicado mecanismo para abrir o porta-malas sobre o qual repousa o suporte do estepe, a Volkswagen resolveu trocar o dispositivo por um também mais amigável. Basta agora puxar uma maçaneta, abrir o suporte do pneu até travar (ouve-se um "click"). O mecanismo de fechamento também é mais simples do que antes. Era preciso pegar o jeito de fechar, sob a pena de um aviso ficar piscando no painel.
Na grade e no pára-choque, o carro ganhou o design em "V", tendência mundial da marca. Agora os faróis do CrossFox têm duplo refletor e os piscas passaram a ser integrados à sua parte superior. Os pára-choques também ganharam faróis de milha. Completam o visual robusto a raposa pintada na lateral, sobre estribos. De série, o modelo traz ainda antena no teto, rede porta-objetos nas laterais do porta-malas, novos desenhos e iluminação por LEDs no painel, tacômetro e banco traseiro corrediço na versão Plus.
Sua única opção de motor é 1.6 de 101 cv (cavalos) se abastecido com gasolina e 103 cv (com álcool). Dados da montadora dão conta de que a aceleração de 0 a 100 km/h acontece entre 10,9 segundos (álcool) e 11,1 segundos (gasolina), com velocidade máxima entre 175 km/h (gasolina) e 177 km/h (álcool).
É um desempenho que, correto, não chega propriamente a empolgar. Seu destaque continua sendo o bom espaço interno, com inúmeros porta-objetos (apesar de não ter porta-luvas, o que é um tanto incompreensível para esse tipo de veículo) e posição elevada de dirigir. Seu preço sugerido é de R$ 45.440, o que o torna competitivo ante os rivais.
FICHA TÉCNICA
Volkswagen CrossFox
Motor:dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 8 válvulas, 1.599 cm³ de cilindrada
Potência:101 cv (gasolina) a 103 cv (álcool) a 5.750 rpm
Torque:14,3 kgfm (gasolina) a 14,5 kgfm (álcool) a 3.250 rpm
Câmbio:manual de cinco velocidades
Suspensão:dianteira independente tipo McPherson; traseira com eixo de torção
Freios:a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões:4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,64 m de altura e 2,47 m de entreeixos
Peso:1.120 kg
Tanque:50 litros
Porta-malas:260 litros
Preço:R$ 45.440
Um comentário:
Anônimo
disse...
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