quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Real Madrid lidera lista dos 20 clubes mais ricos do mundo

O Real Madrid aparece no topo da lista dos 20 clubes mais ricos do mundo, que foi elaborada pela empresa de auditoria Deloitte. Dentro do contexto da crise internacional, a força do euro em relação à libra beneficiou o clube da capital espanhola, que é seguido pelo Manchester United na relação.

AS FORTUNAS DOS CLUBES DA EUROPA COTADAS EM LIBRAS
Real Madrid289,6 milhões
Manchester United257,1 milhões
Barcelona244,4 milhões
Bayern233,8 milhões
Chelsea212,9 milhões
Arsenal209,3 milhões
Liverpool167,0 milhões
Milan165,8 milhões
Roma138,9 milhões
Inter de Milão136,9 milhões



Os ingleses, no entanto, vão divulgar em breve um recorde de receita e um aumento de 21% em sua renda. O Barcelona aparece em terceiro lugar, seguido pelo Bayern de Munique, que subiu quatro posições em relação ao último ranking.

Os alemães ultrapassaram até o Chelsea, propriedade do magnata russo Roman Abramovich, que aparece em quinto. Dan Jones diz que o sucesso do Manchester na última temporada contribuiu para sua renda.

No entanto, para Jones, a melhor situação do euro frente à libra fez com que os ingleses permanecessem na segunda posição do ranking.

"Os títulos (do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões) serviram para aumentar sua renda de forma significativa, mas a depreciação da libra contra o euro fez com que eles continuassem em segundo lugar", disse.

O Manchester City, que tentou tirar o brasileiro Kaká do Milan, aparece apenas no 20º lugar, com 82,2 milhões de libras. Em 2008, o clube foi adquirido por um grupo de investimentos dos Emirados Árabes Unidos e vem tentando formar uma equipe de estrelas. Até o momento, a única contratação de peso foi a do atacante Robinho.



Eos chega por R$ 159.900, diz site da Volkswagen

Depois de "entregar" que a perua SpaceFox terá uma versão top de linha, a Route, o site da Volkswagen agora revela que o conversível esportivo Eos custará a partir de R$ 159.900, entre outras informações. Quem nos alertou a respeito foi o leitor Vinicius Pinheiro, de Mauá, cidade da Grande São Paulo. O modelo chega ao Brasil com motor 2.0 de 200 cv (cavalos) de potência, a gasolina, equipado com direção eletridráulica.

Volkswagen Eos - foto Divulgação

Site da VW - foto Reprodução
O VW Eos (no alto); acima, reprodução do site da montadora

Segundo dados de fábrica, sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,9 segundos, e a velocidade máxima chega a 229 km/h. Aparentemente ainda em fase de testes, no site é possível escolher cor externa (três sólidas, cinco metálicas e uma perolizada) e acabamento interno (bege, cinza ou preto).

SsangYong ganha mais tempo para se reerguer

O Tribunal Distrital de Seul, na Coreia do Sul, aceitou na última sexta (6) o pedido de proteção contra credores da SsangYong Motor Co. Assim a montadora ganha mais tempo para se reestruturar e voltar a ser uma empresa rentável no setor automobilístico mundial.

"O Tribunal Distrital Central Seul aceitou o pedido de recuperação judicial sob proteção", afirma o porta-voz daquela corte, Hong Jun-ho. Segundo ele, o tribunal nomeou o antigo presidente da Hyundai Motor Co., o executivo Lee Yoo-il, e o executivo Park Young-tae, como gestores no processo de recuperação da empresa.

Na primeira quinzena de janeiro, a marca entrou em concordata após declarar que não teria condições de arcar com os salários dos funcionários. No Brasil, a importadora oficial anunciou a continuidade das operações. A SsangYong é controlada pelo grupo chinês Shangai Automotive Industry Corporation.

Após alta, Schumacher diz que não está mais tão "flexível"

Após sofrer um acidente de moto cujas proporções passaram de quase máximas a mínimas nas repercussões pela mídia mundial, o alemão Michael Schumacher já está em casa, de repouso.
Sem ter sofrido um traumatismo craniano nem muito menos fraturado duas costelas, como chegaram a especular logo após o acidente, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 agradeceu em seu site à preocupação que tiveram por ele após o acidente em Murcia, Espanha.

"Agradeço a todos os votos de boa recuperação que eu recebi, mas já estou bem melhor hoje", escreveu Schumacher em texto publicado nesta quinta-feira em seu site oficial. O alemão ainda aproveitou para descontrair com os ferimentos leves que sofreu. "Talvez eu não esteja tão flexível quanto costumo estar, mas os exames não apontaram nada".

Na quarta-feira, Schumacher caiu de sua moto durante uma bateria de testes na Espanha visando à próxima temporada de superbike e foi transferido a um hospital, mas nenhuma lesão grave foi diagnosticada e, depois de algumas horas, o piloto recebeu alta.

Neste mês, Kimi deve disputar rali na Finlândia

Fascinado por ralis, assim como o italiano Valentino Rossi, Kimi Raikkonen deve fazer mais uma participação especial na modalidade em sua terra natal.

O campeão mundial de 2007 pretende participar do Rali Vaakuna, que faz parte do campeonato finlandês, assim como o Arctic Lapland, disputado recentemente pelo piloto com um Fiat Punto, quando foi o 13º.

Em entrevista ao jornal local "Lansi-Savo", o co-piloto de Kimi, Kaj Lindstrom, preferiu não dar muitos detalhes. "É possível que ele esteja envolvido, mas não posso dizer mais do que isso."

No entanto, para participar da competição, Raikkonen terá de pedir permissão a seus chefes na Ferrari, Stefano Domenicali e Luca Di Montezemolo.


Mark Webber volta a pilotar depois de fratura na perna

F-1


Depois de ser atropelado por um carro, em novembro passado, na Tasmânia, durante um evento ciclístico que participava, quebrar a perna direita e passar os últimos meses em uma intensa recuperação, o australiano Mark Webber voltou às pistas nesta 4ª-feira.

O piloto substitui seu novo companheiro Sebastian Vettel na condução do modelo RB5, da equipe Red Bull, nos testes coletivos da Fórmula 1 no circuito de Jerez de la Frontera - na Espanha.

"Ainda estou em tratamento", avisa Webber. "Mas, estou bastante concentrado para a prova de Melbourne (GP da Austrália, em março). Vamos ver como me saio aqui. Ver como será guiar depois do que aconteceu", fala o piloto.

Além do teste em Jerez, Webber está escalado para mais quatro sessões de trabalho com a Red Bull. O modelo RB5 foi lançado na última 2ª-feira. O carro foi para a pista ontem, com Vettel ao volante, e fechou o dia na segunda colocação.


Renault recebe ajuda financeira do governo francês

F-1


O governo francês concordou em emprestar cerca de 3,8 bilhões de euros para duas montadoras do país. As favorecidas foram Renault e Peugeot que receberam o montante para enfrentar a grave crise financeira que assola os mercados em todo o mundo.

O empréstimo foi justificado a partir do comprometimento das montadoras em desenvolver veículos com zero ou quase nenhuma emissão de CO2 no meio ambiente. Isso pode ajudar a equipe Renault na F-1 com um impulso do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) que tem a função de melhorar a utilização de energia na categoria.

Divulgação
A Renault traçou como meta para os próximos anos produzir veículos de alta qualidade, aumentar sua participação nos mercados internacionais e trabalhar de maneira mais sustentável. Estima-se que a F-1 possa ser um laboratório para a montadora colocar seus objetivos em prática.

No entanto vale lembrar que a montadora francesa pode não apoiar a equipe da categoria já no ano que vem. Surgiram boatos de que a fabricante irá analisar criteriosamente o desempenho da equipe ao final da temporada para avaliar se o investimento terá retorno.

A programação para a temporada 2009 segue inalterada com os mesmos recursos disponibilizados pelos franceses. Tanto que o novo carro do time - R29 - já foi apresentado, mas não causou uma boa impressão nas primeiras atividades.

Com alguns problemas detectados, o time mudou vários pontos do bólido e amanhã inicia uma semana de testes na pista espanhola de Jerez de la Frontera para analisar se as alterações foram suficientes para tornar o carro mais competitivo.



GP da Turquia pode estar ameaçado a partir de 2011

F-1


Os organizadores do GP da Turquia temem que podem perder a etapa da F-1 após 2011, depois que reportagens garantiram que o chefão da categoria Bernie Ecclestone não estaria dispostos a renovar o atual contrato com o circuito de Istambul.

Segundo informações do jornal turco Today's Zaman Ecclestone que já foi o responsável pela pista, passou o circuito para a Câmara de Comércio Istambul, que pretende assumir a pista dentro de três anos.

O diretor geral do circuito, Can Guclu, confirmou que a corrida estaria em dúvida daqui a alguns anos, já que muitos países tem demonstrado interesse em acolher uma prova da categoria.

"Nós estamos com medo de que 2011 possa ser o último ano da F-1 em Istambul. Temos fortes concorrentes como África do Sul, Rússia, Bulgária e Coréia do Sul. Os sul-coreanos tem uma economia muito bem desenvolvida e os russos já começaram a construir um circuito," explicou.

Guclu falou que estava preocupado por que ainda não havia iniciado a negociação para prorrogação do contrato de Istambul com Ecclestone.

"Se queremos que o GP da Turquia continue no calendário da F-1, temos que começar a trabalhar imediatamente. Nós fizemos um acordo com Ecclestone em 2003 e organizamos a primeira corrida em 2005. Como se vês há um processo de quatro anos e ainda não há manifestação de interesse em prolongar o contrato," finalizou.


FIA pode ajudar na realização do GP da Inglaterra

F-1


O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) Max Mosley afirmou que a entidade estaria disposta a ajudar a Inglaterra a manter sua etapa no calendário da F-1, caso o circuito de Donington Park não consiga realizar as obras necessárias para abrigar a corrida no ano que vem.

O GP da Inglaterra deixará o circuito de Silverstone e irá para Donington em 2010, mas a nova casa da etapa está passando por grandes reformas.

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Apesar do anúncio dos organizadores de que tudo está no prazo, o chefão da categoria Bernie Ecclestone ameaçou dizendo que se Donington não estiver apto para receber a prova, a etapa pode ser cancelada.

No entanto, Mosley contou que a etapa inglesa é uma das mais tradicionais do calendário e que a FIA sentia a obrigação de proteger o GP, mesmo que para isso seja necessário dar assistência direta aos organizadores.

"Temos uma regra que, em um campeonato mundial devemos ter etapas em pelo menos três continentes, mas não dizemos em quais. Temos também um acordo com Bernie que prevê que as etapas tradicionais não sejam eliminadas do calendário," explicou.

"As corridas tradicionais são as seis que fizeram parte do primeiro campeonato em 1950: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Mônaco e Bélgica. Até agora não tivemos nenhum problema com essa regra, mas caso venha a acontecer temos que analisar as condições," acrescentou.

Porém este ano, uma das corridas tidas como tradicionais não está no calendário. O GP da França que deve voltar a categoria, quando possuir um circuito apto para a F-1. Mosley falou que esta decisão havia sido tomada pela Federação Francesa de Automobilismo e não competia a ele julgar.

"Não tivemos nenhuma queixa em relação a saída do GP da França. A ausência da prova do calendário foi uma decisão das autoridades locais competentes, não podemos influenciar tais decisões," finalizou.

Loris Capirossi lidera 1º dia de testes em Sepang

MotoGP


O piloto Loris Capirossi foi a surpresa no primeiro dia nos testes coletivos da MotoGP realizados no circuito de Sepang, Malásia, nesta 4ª-feira. O italiano, guiando uma Suzuki, cravou a marca de 2min01s869 e bateu Casey Stoner, da Ducati, por 0s169.

Essa foi a primeira aparição de Stoner na categoria depois da cirurgia que realizou no pulso em novembro passado. Na terceira colocação, ficou o atual campeão Valentino Rossi, que recentemente sofreu um acidente doméstico e teve que levar alguns pontos na mão e no pé. Mesmo assim, ficou apenas 0s455 do primeiro colocado.

Daniel Pedrosa ficou na oitava posição e foi 0s169 mais lento que seu companheiro Andre Dovizioso. Nicky Hayden, estreando na Ducati como companheiro de Stoner, terminou na 11ª posição.

Confira os resultados do primeiro dia de testes em Sepang.

1º) Loris Capirossi (Suzuki), 2min01s869
2º) Casey Stoner (Ducati), 2min02s038
3º) Valentino Rossi (Yamaha), 2min02s324
4º) Chris Vermeulen (Suzuki), 2min02s803
5º) Toni Elias (Honda), 2min02s886
6º) Andrea Dovizioso (Honda), 2min03s088
7º) Colin Edwards (Yamaha), 2min03s254
8º) Daniel Pedrosa (Honda), 2min03s312
9º) Sete Gibernau (Ducati), 2min03s750
10º) Jorge Lorenzo (Yamaha), 2min03s894
11º) Nicky Hayden (Ducati), 2min04s002
12º) Alex De Angelis (Honda), 2min04s396
13º) Mika Kallio (Ducati), 2min04s405
14º) James Toseland (Yamaha), 2min04s502
15º) Randy De Puniet (Ducati), 2min04s882
16º) Norihiko Fujiwara (Yamaha), 2min05s024
17º) Yuki Takahashi (Honda), 2min05s098
18º) Wataru Yoshikawa (Yamaha), 2min05s140
19º) Niccolo Canepa (Yamaha), 2min05s270
FIA confirma que difusores de Toyota e Williams são legais

F-1


Segundo o presidente da FIA, Max Mosley, os difusores traseiros das equipes Williams e Toyota foram analisados pela entidade. O órgão havia recebido pedidos para a fiscalização dos elementos aerodinâmicos, pois havia a suspeita que os difusores eram ilegais.

Os elementos do FW31 da Williams e do TF109 da Toyota não foram considerados fora do regulamento pela FIA, mas Mosley não descartou a possibilidade de protestos durante a abertura da temporada em Melbourne, na Austrália.

"Isso sempre acontece quando temos um novo regulamento. A FIA considerou que a Williams e a Toyota foram inteligentes ao usar os difusores, mas algumas pessoas podem querer contestar a legitimidade das peças," contou.

F-1 deverá ter mais um corte radical de custos

F-1


De acordo com o conceituado jornal econômico The Financial Times, a Fórmula 1 pode passar por mais cortes de gastos devido a crise financeira mundial. No início de 09 foram implemantadas uma série de medidas nesse sentido. Mas, a economia não deve parar por ai.

Um novo programa de redução de despesas está em análise para ser introduzido na temporada de 2010.

Ao que parece, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pretende que as grandes equipes reduzam seus gastos em cerca de $ 100 milhões de euros por ano. No caso das equipes médias e pequenas, a economia deve girar em torno dos $ 50 mi de euros.

A entidade máxima do automobilismo estuda as áreas específicas onde os custos devem ser contidos. As equipes de Fórmula 1, de acordo com a matéria do Financial Times, devem ser notificadas das intenções da FIA nas próximas semanas.


GM negocia venda de ativos com parceira chinesa SAIC


DETROIT (Reuters) - A General Motors manteve negociações com a chinesa SAIC Motor sobre a venda de parte de sua fatia em uma joint-venture entre as duas empresas ou outros ativos, em um momento em que a montadora norte-americana corre para levantar capital, informaram duas fontes próximas do assunto.

A GM contatou a SAIC Motor nas últimas semanas com uma oferta para vender parte de sua participação de 50 por cento na joint-venture que fabrica e vende Buicks, Cadillacs e modelos da marca Chevrolet na China, segundo as fontes.

As fontes pediram para não serem identificadas porque não estão autorizadas a discutir negociações preliminares.

Um acordo faria da GM um sócio minoritário na joint-venture formada há cerca de uma década na China, a Shanghai General Motors, e considerada uma das jóias da coroa remanescentes nas operações globais da montadora norte-americana.

A GM tem até terça-feira para enviar ao governo dos Estados Unidos um plano de reestruturação detalhando o progresso que tem sido feito em cortes de custos e melhora do balanço financeiro.

Representantes da GM e da SAIC não comentaram o assunto.

Analistas afirmam que a necessidade de capital da GM pode se provar uma boa oportunidade de expansão para a SAIC Motor e para a FAW Xiali Automotive, cujas ações dispararam 10 por cento nesta quinta-feira.

Não ficou claro imediatamente quanto a GM pode buscar levantar em capital com qualquer acordo de venda de ativos na China.

Em julho, a GM definiu meta de levantar até 4 bilhões de dólares por meio de venda de ativos, mas a crise global nas vendas e no crédito interromperam o progresso de potenciais acordos.

Entre os ativos que a GM tem tentado vender está a linha de utilitários esportivos Hummer, a marca sueca Saab, e uma operação com picapes médias em Michigan.

As vendas da GM nos EUA despencaram 23 por cento no ano passado, em uma queda que se acelerou no último trimestre de 2008.

Red Bull promete carro com visual diferente

F-1


As expectativas para o novo visual do carro da equipe Red Bull para a temporada 2009 estão aumentando a cada dia com a proximidade do lançamento do RB5 na semana que vem. Apesar da aparência estranha dos carros apresentados até o momento, o piloto Mark Webber garantiu que o novo bólido da escuderia será 'bonito'.

"O RB5 é talvez o mais bonito da categoria em 2009, o que com as novas regras é muito difícil," falou recentemente o australiano que se recupera de uma fratura na perna, após um acidente com uma bicicleta.

O assessor da equipe de Dietrich Mateschitz, Helmut Marko, confirmou as informações de Webber dizendo que o carro projetado por Adrian Newey é um dos mais bonitos da categoria. "Nosso novo carro terá um visual diferente da maioria dos bólidos apresentados até agora," falou Marko.

Hermann Tilke analisa opções de circuito em Roma

F-1


De acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o arquiteto alemão Hermann Tilke - responsável pela maioria dos autódromo modernos na Fórmula 1 - está em Roma.

A notícia reforça a intenção, revelada há algumas semanas, de se realizar um corrida da categoria pelas ruas da cidade eterna. A prova poderia acontecer na temporada de 2011.

Segundo a publicação, a visita de Tilke em Roma está sendo patrocinada pelo britânico Bernie Ecclestone (manda-chuva da Fórmula 1) - que apóia a idéia da corrida.

A Gazzetta dello Sport informa que Hermann Tilke analisa três opções de lay-out para o circuito das ruas de Roma. O investimento na pista deverá se de $ 50 mi de euros.

Mitsubishi confirma sua saída das competições em 2009

Velocidade


A montadora japonesa de carros Mitsubishi é mais uma empresa vitimada pela crise econômica mundial, em seus planos esportivos, em 2009. A marca confirmou nessa 4ª-feira que não investirá mais em competições de rali, incluindo o famoso Dakar.

A Mitsubishi é a quinta empresa do japão a deixar o esporte motor nesse ano. A empresa junta-se à Honda (que abandonou a F-1), à Suzuki e Suburu (que deixaram o WRC) e à Kawasaki (MotoGP). A marca foi doze vezes campeã no Dakar.

"A crise financeira faz com que nossa empresa vigie mais seus recursos", disse o grupo em um comunicado oficial. A companhia sofre com a queda nas vendas em todo o planeta. A projeção para o exercício 2008/2009 é de uma perda próxima dos $ 500 mi de euros.

Stock - No Brasil ainda não está confirmado, mas tudo indica que a Mitsubishi anunciará nas próximas semanas o fim de seu investimento na Stock Car - categoria onde está há alguns anos.

Ele pode ser seu no ano que vem


A Kia bateu o martelo sobre a história do Soul no Brasil. Havia um impasse se o carro iria ser feito no Uruguai e importado de lá para o Brasil, ou se seria feito aqui. Mas agora está tudo decidido. O carro será montado em regime de CKD (Completely Knocked Down) em Salto (SP) em meados do ano que vem. Chegará para brigar com Citroën C3 Picasso, além das minivans. Pelo visual todo tatuado que foi mostrado no Salão do Automóvel, em outubro último, o principal alvo será o público jovem. E o preço ficará em torno de R$ 70 mil. No mercado europeu, onde o Soul já está à venda, tem impressionado pelas linhas assinadas pelo desenhista Peter Schreyer, ex-Audi.

O interior também é moderno: comandos bem localizados, revestimento de tecido aparentemente durável, bancos confortáveis e painel feito com estrutura tubular que transmite idéia de ser resistente. Há ar-condicionado de série e opção de som com oito alto-falantes que reproduzem tons graves o suficiente para chamar bastante a atenção pelo caminho. Mas o pessoal da Kia ainda precisa corrigir alguns probleminhas: os botões dos vidros têm aspecto bem frágil, o acabamento de plástico risca com facilidade e as maçanetas das portas poderiam ter um desenho mais arrojado, acompanhando o resto do carro. Não que tudo isso seja um pecado, mas poderia ser melhor.

Um aspecto interessante no Soul é que o painel pode ter uma parte pintada da mesma cor da carroceria como opcional, o que ficaria atraente, pelo menos na nossa unidade vermelha avaliada . No Reino Unido, o carro está disponível com motorização 1.6 a gasolina ou a diesel, enquanto que no Brasil haverá um 2.0 a gasolina de 142 cv automático. No caso das versões manuais, todas mostram certa imprecisão nas trocas de marcha. A direção se mostra leve nas manobras, precisa e com assistência progressiva. Além disso, a rigidez torcional ajuda a cativar o motorista, tornando o passeio divertido. Calçado com rodas de aro 18 – uma polegada maior que um M3 de uma década atrás!- o carro tem rodar até confortável, embora pudesse passar um pouco menos das irregularidades do piso para o interior.

Não há do que reclamar do espaço. Há como levar seis pessoas sem muito aperto. A questão é como levar suas respectivas bagagens. Graças aos assentos dobráveis e rebatíveis, esse problema pode ser resolvido, pelo menos em parte. Porém, um porta-malas mais espaço não seria tão útil para os solteiros que o Soul pretente seduzir. De qualquer forma, o carro agradou. Contudo, seu sucesso vai depender do preço, já que a briga com a concorrência não vai ser fácil.
A série nacional, que já teve quatro marcas competindo nas pistas (a VW já saiu e agora pode ser a Mitsubishi) contará apenas com doi modelos de carro em 2009: Chevrolet e Peugeot.

Zafira também muda em 2009

Segundo uma fonte ligada à General Motor do Brasil, além da reforma visual do Vectra, a minivan Zafira também terá mudanças na linha 2009. O carro receberá o mesmo motor de 2,0 litros do Vectra Next Edition , que rende 133 cv com gasolina e 140 cv com álcool.

Além disso, a Zafira também recebe pequenas mudanças internas, como novos grafismos do painel de instrumentos. Oficialmente, a GM não confirma as mudanças que deverão chegar ao mercado ainda no primeiro semestre.

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