segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Museus fazem a graça dos amantes de automóveis

Quando se vai ao exterior, a primeira coisa que passa na cabeça do turista é visitar os monumentos, edifícios e formações naturais mais famosas do local. Para os amantes dos automóveis, há muito mais que isso para ver. As montadoras investem cada vez mais na preservação de sua história e mantém museus com acervos imperdíveis.

As marcas alemãs são as que mais se destacam nesta seção turística. A BMW reabriu em junho deste ano, em Munique, o seu museu que ficou fechado por dois anos para reforma. Inaugurado em 1973, a casa guarda 120 exemplares, como o lendário M1 ou modelos antigos, como o 531. Além dos carros, o espaço tem uma arquitetura diferenciada que deixou a área cinco vezes maior que antes da reparação.

Em Stuttgart, a Mercedes-Benz inaugurou a sua mostra em 2006 com um acervo de 160 veículos entre carros, ônibus, caminhões e modelos de corrida. Também estão expostos outros 1.500 produtos da marca nos 16.500 m² da área. Em seus andares, dispostos de acordo com uma linha do tempo, é possível ver carros como um ‘Papamóvel’ G utilizado pelo Papa João Paulo II ou um ônibus que serviu a seleção alemã na Copa do Mundo de 1974. Além disso, o visitante pode experimentar um simulador 3D como se estivesse em um monoposto. Claro que após a visita é possível passar na lojinha da MB e deixar alguns euros.

Quem também inaugurou um museu recentemente foi a Porsche. A casa abriu no dia 31 de janeiro, também em Stuttgart, na Alemanha. O prédio, desenhado pelo austríaco Delugan Meissl, abriga 80 modelos da marca em seus 5.600 m². Entre eles, estão o primeiro carro da marca, um 356, clássicos como o 550 Spider, e conceitos que fizeram os 80 anos de história da marca, completados no ano passado.

Já quem estiver nos Estados Unidos, mais especificamente em Los Angeles, pode conhecer o Petersen Automotive Museum. Por não pertencer a nenhuma montadora, o museu alterna exposições e mantém um acervo fixo de 150 carros, muitos com dioramas para ambientar os clássicos modelos norteamericano, em seus 28 mil m².

Brasil também tem o seu museu

Quem viaja pelo Brasil também tem uma boa opção de museu. Em Canoas (RS), a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) mantém o Museu da Tecnologia com um grande acervo de carros nacionais, como um Ford Landau e importados, como um Chevrolet Bel Air 1957. O ingresso custa R$ 15 para adultos. Idosos e estudantes pagam a metade.

Já em Bebedouro, no interior do estado de São Paulo, por apenas R$ 5, o visitante pode entrar no Museu Eduardo André Matarazzo. A casa possui mais de 200 máquinas entre carros, trens e aviões. Entre os automóveis, o acervo conta com um raro Tucker. Em 2006, o museu perdeu parte de seu acervo em uma enchente, que foi restaurada e voltou à exposição.

Museu da BMW

http://www.bmw-museum.com/2/webmill.php

Museu da Mercedes-Benz

http://www.museum-mercedes-benz.com/

Museu da Porsche

http://www.porsche.com/germany/aboutporsche/porschemuseum/

Petersen Automotive Museum

http://www.petersen.org/

Museu de Tecnologia da Ulbra

http://www.ulbra.br/museudatecnologia/museu/museu.htm

Museu Eduardo Matarazzo

http://www.museueduardoamatarazzo.com.br/

Museu Anhanguera

http://djjaragua.vilabol.uol.com.br/ford.htm


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