segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

GM dá mais potência ao Vectra 2009

Confiança. Este foi o tom dado pelo presidente da GM do Brasil Jaime Ardila durante a apresentação do Vectra Next Edition. A repaginação do sedã acontece quase quatro anos após o lançamento da terceira geração e traz modificações na dianteira para ficar com a identidade visual da marca já adotada por outros modelos e motor adequado às novas leis de emissão de poluentes, em vigor desde o dia 1° de janeiro.

Em meio à turbulência que vive a matriz nos EUA, confiança no novo lançamento é a palavra-chave para resultados positivos nas vendas durante 2009. Ao lado do primeiro derivado do projeto Viva, que será lançado no segundo semestre, Ardila acredita que o Vectra será um dos principais responsáveis pelo saldo favorável neste ano. “A novidade seguiu as demandas dos clientes”.

O Vectra Next Edition está disponível em três versões: Expression (entre R$ 54.098 e R$ 59.292), Elegance (entre R$ 60.718 e R$ 63.704) e Elite (entre R$ 70.664 e R$ 74.009). Os preços valem para as regiões Sul e Sudeste. A expectativa de venda é de 26 mil unidades em 2009, ou seja, aproximadamente 2.600 unidades nos 12 meses, mesma média conquistada no ano passado.

Na linha 2009, o Vectra deixou o ar sisudo de lado e incorporou esportividade, graças à nova grade, conjunto óptico e um friso cromado rente aos vidros na lateral do veículo. Por dentro, o modelo recebeu mais compartimentos, como porta-copos, revestimento dos bancos mais claro e mostradores na cor branca. O acabamento ainda destaca algumas falhas de encaixe e rebarbas de plástico, mesmo na versão avaliada, a Elite com câmbio automático.

Motor recebeu 12 cv a mais de potência

O bloco de 2,0 litros incorporou modificações para priorizar o desempenho urbano. Para isso, a curva de torque está situada em uma faixa de rotação mais baixa, 2.600 giros. São 18,9 kgfm (g) e 19,7 kgfm (a). Durante o teste drive, em percurso urbano e rodoviário, o Vectra ofereceu mais disposição nas retomadas, mas falta ainda velocidade final ao modelo. Ao pisar mais fundo no acelerador, é nítido o esforço do motor para corresponder às velocidades mais altas. O 2.0 8V FlexPower recebeu 12 cv, chegando aos 133 cv de potência (g) e 140 cv (a), ambos a 5.600 rpm. A transmissão automática de quatro velocidades também possui o modo Sport, para dar mais agilidade à condução.

Para se adequar às novas leis de emissões de poluentes, o propulsor recebeu dois catalisadores. Um deles está acoplado ao coletor de escapamento de aço tubular e o outro ao escapamento primário. O corpo da borboleta possui sistema drive by wire, ou acelerador eletrônico que, na prática, evita trancos nas acelerações e freadas mais bruscas.

De acordo com a GM, o modelo teve um ganho de 7% no consumo de combustível. Durante o teste drive em trecho urbano e rodoviário, a versão Elite com câmbio automático de 4 velocidades manteve uma média de 6 km/l a 6,9 km/l com álcool. O gasto médio anunciado pela empresa é de 8 km/l em percurso misto com o derivado da cana. Com o conjunto da suspensão recalibrado, o Vectra demonstra estabilidade ao ultrapassar obstáculos e lombadas. Apesar de estar mais rígido, não incomoda os passageiros.

Interior destaca praticidade

Segundo a montadora, a ideia de oferecer mais divisões e compartimentos na cabine foi uma necessidade dos clientes. Na configuração mais cara, o Vectra Elite traz de fábrica airbags frontais e laterais, espelhos retrovisores externos com pisca integrado, freios ABS, travamento automático das portas, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, direção hidráulica, sensor de chuva, teto solar elétrico, regulagem elétrica do banco do motorista, CD player com MP3 e Bluetooth, além de ar digital. Na avaliação, o ar-condicionado “suou” quando o ar frio entrou em contato com o calor do ambiente, como pode ser visto na foto acima.

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