segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Renault Kangoo conquista pela praticidade






As multivans são aqueles carros desengonçados, altos e normalmente usados para transporte de carga. Mas quem tem apenas essa visão, não sabe da praticidade que elas têm quando se trata da versão para passageiros. Quem comprova a tese é a versão Sportway da Renault Kangoo, que ganhou novos faróis e para-choque para a linha 2009. Com adereços off-road, a van oferece um bom pacote de equipamentos. Disponível para as versões de cinco ou sete lugares, a Kangoo já vem com duas portas laterais corrediças, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, faróis de neblina, trio elétrico e rodas de liga-leve de 14 polegadas. Na versão para cinco passageiros, a multivan custa R$ 50.190. Para levar sete, o comprador precisa desembolsar R$ 51.390. O único concorrente em linha é a Fiat Doblò Adventure, que parte de R$ 60.098. Debaixo do capô está um interessante motor de 1,6 litro 16V. É o mesmo que equipa outros modelos da marca, como o Mégane e o Sandero, mas com potência reduzida para 95 cv com gasolina e 98 cv com álcool a 5.000 rpm. O torque aparece aos 3.750 giros com força de 15,1 kgfm com gasolina e 15,3 kgfm com álcool no tanque. O pênalti está no câmbio, com engates duros e alavanca que chacoalha em arrancadas. Mesmo assim, o conjunto casa e o carro não perde fôlego, mesmo com capacidade máxima de passageiros. Interior tem bom espaço, mas peca no acabamento Por falar em passageiros, a vida a bordo também é interessante. O espaço é generoso para quem vai na frente e para três adultos na segunda fileira. A terceira fila de banco, porém, é reservada para duas crianças. O acesso ao menos é prático, podendo ser feito pela porta traseira ou rebatendo o assento traseiro. As portas laterais são corrediças, que são fáceis de abrir, principalmente em vagas apertadas. Para fechar, no entanto, é preciso aplicar um pouco mais de força. O mesmo vale para a porta traseira. Outro ponto alto do modelo é o número de porta-trecos, que estão nas portas, no lugar do porta-luvas e no teto, acima do para-brisa. Há também espaço no forro das portas traseiras. A falha do interior está no excesso de plásticos, que ajudam a causar barulhos internos. Há também muita lata exposta e peças mal encaixadas. Nessas horas, o motorista se lembra que a Kangoo nasceu para ser um utilitário. A origem da multivan também é lembrada na posição de dirigir. O banco é alto e a direção fica em posição mais horizontal. Faltam ajustes de altura para os dois passageiros dianteiros. A grande área envidraçada dá boa visibilidade, mas para quem não está acostumado, se sente um pouco exposto. Ao contrário do que se deve pensar, porém, a condução pode ser divertida. O motor responde bem e a suspensão é firme, passando boa sensação de estabilidade apesar da altura, são 1,86 metro. Falta faz os freios ABS para segurar a van (1.140 quilos). Também estão ausentes os cintos de três pontos para o ocupante do meio da segunda fileira e para os dois do banco extra. As medidas também são generosas quando o assunto é capacidade de carga. O porta-malas da versão para cinco passageiros é de 600 litros e pode ir a 2.600 l com o banco traseiro rebatido. Com sete passageiros, o espaço para carga fica limitado a 60 litros. Ao menos dá para tirar o banco extra e deixar mais espaço para bagagens. Em ambas as configurações, o comprimento do carro é o mesmo, 4,01 m, assim como o entre-eixos, de 2,60 metros. Para quem achou a versão Sportway da Kangoo cara demais, há uma versão mais barata, a Authentic de cinco e sete lugares. Ela custa R$ 42.290, mas vidros e travas elétricos, ar-condicionado e a segunda porta lateral são opcionais. Os airbags e outros itens de conforto e conveniência da versão top ficam de fora.

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