terça-feira, 4 de novembro de 2008

Antecipada, linha 2009 de montadoras chega com retoques

É cada vez mais comum, entre os carros novos, a antecipação do ano/modelo. Desde fevereiro já há veículos 2009.
O lançamento de uma nova geração acontecia, em geral, no último trimestre do ano, quando a mudança justificasse a "virada". Agora, fabricantes se aproveitam da artimanha para promover automóveis sem grandes novidades.
Anis Kfouri Júnior, da comissão de defesa do consumidor da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), diz que o comprador deve ficar atento quanto à movimentação de mercado e negociar com a concessionária uma compensação quando o produto está em iminência de substituição.
O primeiro da safra 2009 foi o novo Ford Ka. Um mês depois, a Chevrolet lançou o Celta -idêntico ao 2008. Diz a empresa que a antecipação da linha não teve relação com o lançamento do rival, mas com as opções de cores inéditas.
Legalmente, não há data-limite para o lançamento de um veículo ano/modelo superior. Na Argentina, a troca só pode acontecer a partir de 1º de abril.
"O modelo considerado novo tem mais apelo comercial, mesmo sem mudanças importantes", explica André Belchior Torres, consultor em vendas de veículos. O adiantamento pode causar a sensação de que o carro será novo por mais tempo.
Valmir Rodrigues, gerente da Rommer, acrescenta: "O mercado determina o preço de um usado baseando-se no ano e no modelo. Quando ocorre a antecipação da linha, o consumidor que comprou o anterior é prejudicado financeiramente".
Em média, um carro da linha anterior é 9% mais barato que um atual. Em três anos, a diferença é de 15%.

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