terça-feira, 11 de novembro de 2008

o Viper certamente não faz parte do "core business" da Chrysler, como afirmou ao boletim Automotive News o diretor do Centro de Pesquisas Automotivas

O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, afirmou nesta quarta-feira que quer o uso do mesmo motor em todos os carros da Fórmula 1.
O dirigente afirmou que essa medida ajudaria a diminuir os altos custos na categoria. Mosley disse ainda que o desenvolvimento de um motor comum pode fazer com que as pesquisas com a Fórmula 1 possam ser usadas em carros comuns.Em entrevista ao jornal francês L'Equipe, Mosley confirmou que deve se reunir com todos os times da F-1 para que juntos possam criar suspensões, pneus e marchas comuns.Segundo o dirigente, o investimento em tecnologia feito pelas equipes para o desenvolvimento na categoria tem sido irracional, aumentando os custos e gerando uma preocupação com problemas do meio-ambiente.O site Autosport.com afirmou que algumas equipes estão descontentes com a situação - que pode deixá-las bem abaixo das concorrentes antes de 2013, caso as regras não sejam alteradas - e tentam fazer um lobby com a FIA para igualar as disputas no próximo ano."Nós só queremos deixar os motores mais iguais no grid. São várias equipes que pensam assim, por isso a FIA está tentando resolver a situação", declarou uma fonte ao site.Flavio Briatore, chefe da Renault, afirmou ao jornal espanhol As que as alterações feitas pela Ferrari, McLaren e BMW estão sendo discutidas pelos times."Estamos conversando sobre o assunto para achar uma solução. Três times apenas se aproveitaram para fazer melhorias no motor. Já me encontrei com o presidente da FIA, Max Mosley, algumas vezes, e a expectativa é que isso seja resolvido até o final da semana", afirmou Briatore.As três primeiras colocadas no Mundial de Construtores, Ferrari (com o Ferrari 056 V8), McLaren (Mercedes-Benz FO 108V) e BMW (BMW V8) produzem seus próprios motores e têm feito estudos e alterações para melhorar o rendimento dos carros ao longo da temporada.Outras equipes também possuem fabricação própria, mas não dispõem dos mesmo estudos e infra-estrutura para fazer grande melhorias nos motores. Se encaixam neste perfil a Honda (9ª no mundial), a Renault (4ª) e a Toyota (5ª).As demais escuderias ficam reféns dos motores produzidos pelos fornecedores, tendo assim um pior rendimento durante as corridas. São elas a Red Bull, Toro Rosso, Williams, Super Aguri e Force India, sendo que as duas últimas sequer marcaram pontos na temporada.Na GP2 e na Superleague (categoria que mistura velocidade e futebol, contando com a participação dos brasileiros Corinthians e Flamengo), por exemplo, todas as equipes contam com os mesmos carros, motores e pneus. Com isso, as disputas têm sido cada vez mais equilibradas, e a equipe que conseguir acertar melhor o carro, leva vantagem. Caso seja aprovada a mudança sugerida por Max Mosley, será a primeira vez que a Fórmula 1 contará com essa nova regra de motores iguais para todas as equipes

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