terça-feira, 4 de novembro de 2008

Chinesa Great Wall é banida da Europa


O motivo é a vitória da Fiat em um processo de plágio contra a fabricante


A Corte italiana da cidade de Turim proibiu a fabricante chinesa Great Wall de comercializar o compacto Peri em todos os países membros da União Européia. A decisão é conseqüência de um processo de plágio movido pela Fiat, também com sede em Turim, alegando que o Peri é uma cópia clara do Panda, um dos veículos pequenos mais vendidos na Europa desde 2004.
No último dia 16, a decisão judicial foi expedida informando que “o Great Wall Peri não parece um veículo diferente do Fiat Panda, ele, efetivamente, é o mesmo carro apenas com uma dianteira remodelada”. A Fiat também entrou com o mesmo processo na China, onde o Peri foi lançado no início deste ano, porém, a ação ainda está em tramitação.
O departamento jurídico da Great Wall informou que recorrerá da decisão, mas, caso a empresa insista em importar o carro, ela terá de pagar uma multa de 15 000 euros (cerca de R$ 40 000) por unidade. Se a montadora desobedecer à determinação, o valor aumentará para 50 000 euros (aproximadamente R$ 130 000) por veículo. Recentemente, outra chinesa, dessa vez a Shuanghuan, foi banida do território alemão por comercializar o CEO naquele mercado, um “clone” do BMW X5.
César Tizo

Nenhum comentário: