terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mercedes-Benz E500 Sport: despedida em grande estilo

Os carros nascem e vão mudando ao longo do tempo. Quando estão prestes a darem lugar à próxima geração, já receberam a maior quantidade possível de equipamentos. É por isso que arrematar as chamadas "ultimas séries" é uma boa pedida. Tem sido assim com vários modelos e não será diferente com o sedã Mercedes-Benz Classe E, que será mostrado oficialmente renovado de corpo e alma no próximo Salão de Genebra (Suíça), em março. Mas, antes de chegar às lojas com novo visual, o carro se despede em grande estilo na versão E500 com um kit esportivo desenvolvido pela AMG, divisão da marca alemã com sede em Stuttgart e que já faz parte da lista de itens de série.
Se você não se importa em saber que dentro de poucos meses terá um carro de uma geração anterior a que vai estar nas lojas, o E500 Sport pode ser uma oportunidade de realizar um sonho de ter um sedã esportivo por um preço mais baixo que o do E500 novo que está por vir. Claro, um sonho para poucos, já que esse Mercedes vale salgados R$ 369 mil. Mas, vamos esquecer esse "detalhe" e passar para a parte boa da história: acelerar o V8 5.5 de 388 cavalos que agora são despejados no asfalto pelas novas rodas AMG de aro 18, devidamente calçadas em pneus 245/40 ZR na frente e 265/35 ZR 18 atrás. Para deixar o gosto de dirigir esse carro ainda mais apetitoso, o volante recebeu hastes para trocar as sete marchas do câmbio automático 7G Tronic e a suspensão foi recalibrada.
Tudo soa como um convite para deixar o pé direito mais pesado. Mas é bom lembrar que o carro é um sedã de 4,85 metros de comprimento e 1.785 kg de peso e não um cupê com 200 quilos a menos. Mesmo assim, o E500 é capaz de deixar suas pernas bambas depois de contornar algumas curvas no limite de aderência, quando o triângulo amarelo do controle de estabilidade (ESP) começa a piscar no painel, como que pedindo para você não esquecer de aliviar a pressão no acelerador. E com uma respeitável relação peso-potência de 4,6 kg/cv resta apenas agradecer que a tração é traseira e sentir as costas grudadas no encosto do banco nas acelerações. De 0 a 100 km/h passam-se apenas 5,3 segundos, mais ou menos um quarto do tempo que você levou para ler esse parágrafo. Em respeito ao acordo de cavalheiros das marcas alemãs, esse E500 tem a velocidade limitada em 250 km/h

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