quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Supercarro de seis rodas será fabricado em série

Meio que escondido entre as (poucas) novidades do Salão de Bolonha (Itália), que termina no próximo dia 14, está o protótipo italiano Covini C6W, um esportivo de seis rodas que foi mostrado pela primeira vez em Genebra (Suíça), em março de 2005, e que, apenas agora, vai começar a ser fabricado em pequena escala, algo entre 5 ou 6 unidades por ano. Mas por que seis rodas? Segundo a fabricante, com duas rodas direcionais a mais consegue-se ter melhor controle do carro mesmo se um pneu vier a estourar, além de menor risco de aquaplanagem, mais conforto e maior poder de frenagem. Feito com estrutura de fibra de carbono, material leve e resistente usada na Fórmula 1, o C6W pesa apenas 1.200 kg, o que também contribui com sua dirigibilidade.
O conjunto mecânico inclui motor Audi V8 4.2 de 380 cavalos, potência suficiente para levar o esportivo a 300 km/h. A notícia da fabricação em série, mesmo que em baixo volume, remete ao Tyrell P34 de seis rodas, que chegou a vencer o Grande Prêmio da Suécia de Fórmula 1, em 1976. Foi uma invenção do arrojado projetista Derek Gardner que teve a idéia de diminuir a área frontal com dois pneus menores, de 10 polegadas no lugar de um maior, conseguindo assim melhor eficiência aerodinâmica. Mas o carro deixou de correr em 1978





Nenhum comentário: