quarta-feira, 31 de dezembro de 2008








O motor de seis cilindros de 3,2 litros a gasolina que BMW utiliza desde o roadster Z3 em 2000 deve sair de linha. A montadora alemã equipará a próxima geração do Z4 com duas novas opções de motores de seis cilindros em linha: um 2.5 de 203 cv e outro 3.0 biturbo de 306 cv.

O antigo motor 3.2 desenvolvia 347 cv e possuía uma boa potência específica de mais de 100 cv/litro. A simplicidade de fabricação e as qualidades deste motor foram premiadas em 2001, quando recebeu o título ‘International Engine of the Year’ de motor do ano de um grupo de publicações especializadas da Inglaterra.


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Faltam 24 horas para o fim de 2008 e, no que diz respeito ao mercado automotivo, o Brasil viveu dois momentos distintos nestes 365 dias. Nos primeiros meses do ano, a euforia ditava o clima e as vendas aumentaram mês a mês. Já em fevereiro, de acordo com dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), houve uma elevação de de 346% nas vendas de importados em comparação ao mesmo mês de 2007.

O terceiro mês de 2008 também foi o melhor da história, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Houve um aumento de 11% na produção de veículos em relação ao mês anterior. Nesta época, ainda chegaram ao mercado modelos importantes como o novo Toyota Corolla e o Honda CR-V, importado do México e com isenção de imposto.

No fim do semestre, a perspectiva era de um crescimento de 24% em relação ao ano passado, que teve 2,463 milhões de carro produzidos, um recorde até então. A expectativa era passar da marca dos 3 milhões, o que realmente aconteceu, mas já com uma ressalva. ‘Vamos continuar subindo, mas não com um aumento tão acentuado assim. Não temos condições de crescer 30% ao ano como está sendo hoje’, disse, na época, o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.

No exterior, a crise - originada pela farta concessão de crédito e conseqüente inadimplência -, já dava sinais de que provocaria conseqüências em todo o mundo. Uma das negociações mais importantes na indústria automotiva foi protagonizada pela Ford: a venda da Jaguar e da Land Rover para a indiana Tata Motors. O presidente da Volvo, empresa que ainda pertence à oval azul, mas tem destino incerto, teve de ir a público para desmentir a venda da marca.

O mesmo acontecia com a GM já na segunda metade do ano. Enquanto no Brasil chegou a ocupar a segunda posição entre as montadoras, passando a Volkswagen, a empresa estudava se desfazer da Hummer, Saab e Buick nos Estados Unidos. Um plano de demissões também já estava em pauta. Enquanto isso, por aqui, chegavam os novos Volkswagen Gol e Peugeot 207. Em julho, A Anfavea registrava o melhor mês da história da indústria com 303.800 unidades comercializadas.

No mesmo mês, a Volkswagen ultrapassou a Ford em vendas globais. A montadora alemã somou 3,31 milhões de veículos, contra os 3,09 milhões da rival. Enquanto isso, a Mercedes-Benz anunciava investimento de R$ 1,5 bilhão em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde produz ônibus e caminhões.

Em agosto, surgem os primeiros sinais da crise no Brasil com queda nas vendas. Foram 231.063 unidades contra 272.926 em julho, de acordo com os números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Mesmo assim, a GM anunciava 20 novos lançamentos até 2012 no País. Lá fora, a mesma empresa paralisava a produção do Corvette por uma semana para normalizar os estoques que cresciam com a queda nas vendas.

A Renault anunciou queda de 8,4% das vendas no mercado europeu em setembro quando anunciou 2.000 demissões no Velho Continente. No Brasil, em apenas uma semana, foram lançados Dodge Journey, Chevrolet Captiva e Nissan X-Trail, revelando que o mercado de carros acima de R$ 90 mil está em alta. No mesmo mês, chegavam os sedãs Volkswagen Voyage e Fiat Linea.
Outubro foi o mês do Salão do Automóvel, quando a cidade de São Paulo respirou o tema carro. A Abeiva, porém, divulgou queda de 10,58% das vendas dos importados em setembro. Foram contabilizadas 3.549 unidades contra as 3.969 comercializadas em agosto. A alta do dólar no mês acabou prejudicando as vendas.

Por outro lado, a Porsche batia recorde no Brasil com o total de 536 carros vendidos até setembro, mais que os 459 veículos de 2007. A Anfavea falava em queda de 4,3% da produção. Apesar disso, houve crescimento de 9,8% no número de emplacamentos. Em novembro, com o agravamento da crise, a Abeiva já anunciava diminuição de 8,51% nos emplacamentos, cenário bem diferente do de março.

Os governos da Suécia, Estados Unidos e Inglaterra ajudaram financeiramente suas montadoras para evitar suas falências. A Toyota, segundo maior fabricante do mundo, divulgou prejuízos e GM e Chrysler ainda rondam a falência. Para tentar reanimar as vendas, desde o dia 12 deste mês, o governo federal brasileiro isentou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros com motores de até 1.0 litro e reduziu a mesma taxa em 50% para modelos de 1,1 litro até 2,0 litros. O resultado foi um aumento considerável nas vendas, impulsionadas também pelos feirões feitos pelas montadoras.

A previsão da Anfavea era a de chegar a 3,4 milhões de carros produzidos até o final do ano. Até o fim de novembro, este número correspondia a 3,11 milhões, o que já é um recorde histórico, mas, mesmo assim, aquém do desejado pelos fabricantes.

Confira quem chegou ao mercado brasileiro em 2008:

Janeiro:
- Fiat Stilo Dualogic

Fevereiro:
- Chevrolet Vectra Elite 2.0

Março:
- Volkswagen Jetta Variant
- Honda CR-V
- Mitsubishi L200 Savana
- Toyota Corolla

Abril:
- Renault Clio Campus
- Maserati Gran Turismo
- Honda Accord
- Chrysler Town&Country
- Pagani Zonda F

Maio:
- Chevrolet S10/Blazer
- Audi R8
- Porsche Cayenne GTS
- Renault Mégane Privilége

Junho:
- Mercedes-Benz C 63 AMG
- Renault Kangoo
- Effa M100
- Volkswagen Golf GT
- Subaru Tribeca
- Audi Q7
- Mercedes-Benz ML320 CDI
- Jaguar XF
- Peugeot 307 2.0 flex
- Kia Carens
- Peugeot 207
- Volkswagen Gol

Julho:
- Chevrolet Classic
- Ferrari F430 Scuderia
- Lotus Elise/Exige

Agosto:
- Ford Ka Tecno
- Mercedes-Benz Classe B
- Audi A4
- Citroën C3
- BMW X6
- Dodge Journey
- Fiat Strada
- Chevrolet Captiva
- Nissan X-Trail
- Renault Sandero Stepway
- Fiat Mille Economy

Setembro:
- BMW 120 Cabrio
- Ford Focus
- Mercedes-Benz Classe C Touring
- Chevrolet Meriva 1.4
- Citroën C3 automático
- Nissan Frontier
- Fiat Linea
- Suzuki Grand Vitara
- Volkswagen Polo GT
- Volkswagen Voyage

Outubro:
- CNAuto Topic/Towner
- Troller T4
- Citroën C4 Pallas flex
- Honda Fit

Novembro:
- Audi A5
- Ford EcoSport 2.0 flex

Dezembro:
- Ford Transit
- Peugeot 207 Escapade
- Mitsubishi Pajero Dakar
- Suzuki Jimny

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