terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Volvo revela detalhes do protótipo do novo S60

Até o volume de protótipos, tão comuns em Detroit, será bem menor em 2009. Um dos únicos e mais importantes será o Volvo S60 Concept, que antecipa as linhas da nova geração do sedã da marca sueca (que já foi colocada à venda pela Ford por US$ 6 bilhões). Independente da situação financeira da marca, não há como negar que esse sedã conceitual não apenas segue a tendência dos sedãs com ares de cupê, mas também deve dar inveja ao pessoal da Mercedes-Benz, que lançou a idéia com o CLS. E ainda vai apagar de vez a imagem de que a fabricante sueca faz sedãs caretas, como o 940, ou o 850 GLT e até o primeiro S40. Além de belo, o protótipo ainda é ecologicamente correto com idéias inovadoras, como o dispositivo que fecha algumas entradas de ar para diminuir o arrasto aerodinâmico, para economizar combustível e poluir menos. Há também o sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro estiver parado, voltando a ligá-lo automaticamente quando o pedal do acelerador é pressionado.
Ainda para economizar combustível o S60 Concept vem com um recurso que limita o funcionamento de alguns componentes elétricos e mecânicos, chamado de DRIVe. E o motor funciona com mistura estratificada, ou seja, a câmera de combustão está sempre com a relação ideal de ar-combustível e com as velas circundadas de ar, o que permite rodar com uma mistura mais "pobre", economizando combustível. Como não poderia deixar de incluir algum item de segurança diferente, há um projetor de avisos de advertência no pára-brisa. Dependendo da gravidade da situação, o sinal enviado faz o motorista entender que apareceu uma luz de freio de repente. Interessante também é o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo que mantém uma distância pré-programada do carro da frente mesmo se a via

Nenhum comentário: