quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Polo GT 2.0 Flex: grata surpresa

Antes de acelerar esse Polo GT, já olhava meio desconfiado para o carro. Tudo bem que a Volkswagen resolveu incluir alguns detalhes iguais aos da impecável versão GTi 1.8 turbo, como a grade dianteira e a dupla saída escapamento cromada. Porém, sabia que seria difícil me empolgar com o motor 2.0 bicombustível também usado no Golf GT. Mas não é que esse Polo superou minhas expectativas? Por R$ 55.400 você tem um hatch bem esperto, sem o estouro que é o GTi, mas com fôlego suficiente para sair do carro com ar de satisfação.
O segredo desse bom resultado é óbvio: o menor peso que o Golf, detalhe que leva a uma relação peso-potência um pouco mais favorável (9,5 kg/cv ante 10,5 kg/cv). Bom também é que existe uma boa dose de força logo depois do regime de marcha lenta. Aos 2.250 rpm os 17,3 kgfm de torque já estão prontos para entrar em ação, fazendo o ponteiro do velocímetro subir com certo ânimo. Na prática, se estiver no plano, basta apenas dar uma esticada em terceira e passar direto para a quinta sem ter medo de perder a agilidade. Ou andar em quarta, entre 2.000 e 3.500 rpm, sem precisar reduzir antes de contornar curvas de esquina, por exemplo.
Além do conjunto mecânico bem acertado, o Polo GT vem com uma lista de equipamentos que inclui ar-condicionado digital, volante revestido de couro, sistema de som com entrada USB e para iPod, entre outros itens. O visual conta com faróis com lentes escurecidas e rodas de aro 15" montadas em pneus 195/55R, com acabamento interno grafite, que até ajuda a disfarçar o pó vindo das pastilhas de freio, mas que não chegam a ser um exemplo de esportividade. Melhor seria um jogo de aro 16".

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